Teses e dissertações

Mestrado
Contabilidade
Título

O Balanced Scorecard no contexto da aplicação do subsistema de avaliação de desempenho dos serviços da administração pública: O caso da Inspecção-Geral de Finanças

Autor
Neto, Andréa Silva Libório
Resumo
pt
A utilização do Balanced Scorecard, como sistema de apoio à gestão, é já uma realidade em várias organizações do sector público por todo o mundo. A adopção pelas entidades públicas deste modelo, criado inicialmente para empresas privadas, traz um conjunto de vantagens, designadamente o alinhamento em torno dos objectivos estratégicos, que já foram reconhecidas por diversos serviços da nossa Administração Pública, os quais iniciaram processos de implementação deste modelo. Actualmente, a Administração Pública portuguesa enfrenta o desafio da mudança do seu modelo de gestão, e da sua própria cultura organizacional. De forma a suportar esta reforma foi desenvolvido um novo modelo de avaliação do desempenho – O Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho na Administração Pública (SIADAP) – que abrange os serviços, dirigentes e funcionários, e que pretende introduzir uma lógica de gestão por objectivos na Administração Pública. A obrigatoriedade de aplicação deste sistema, imposta por via legal, vem colocar uma questão fundamental aos serviços que já monitorizavam a sua actuação através do Balanced Scorecard – como manter os dois sistemas em simultâneo, visto que ambos exigem sistemas de informação adequados, cujo desenvolvimento consome recursos, os quais, presentemente, são parcos. Este trabalho descreve o processo de implementação do Balanced Scorecard, paralelamente ao desenvolvimento do Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho na Administração Pública num organismo público – a Inspecção-Geral de Finanças – e demonstra que é possível a articulação dos dois sistemas por meio da partilha dos objectivos, assumindo o Balanced Scorecard um papel fundamental no processo de integração.
en
Using the Balanced Scorecard as a managing system is already a reality for many public sector organizations around the world. The adoption of this model, initially set to private companies, brings a number of advantages, mainly, the alignment of strategic objectives. This has been recognized by various departments of our Administration, which initiated proceedings to implement this model. Currently, the Portuguese Public Administration faces the challenge of changing its management approach, ultimately, its own organizational culture. In order to support this reform a new model for assessing performance – Integrated Management System and Performance Assessment in Public Administration – was developed. It covers services, officers and employees and intends to introduce management by objectives in Public Administration. The mandatory application of the Integrated Management System and Performance Assessment in Public Administration, imposed by law, brings a major question to the services which already monitored their performance through the Balanced Scorecard - how to keep both systems simultaneously, since both require appropriate information systems, whose development takes resources, which currently are scarce. This paper describes the Balanced Scorecard implementation process, along with the Integrated Management and Performance Assessment development in Public Administration in a public organization – Inspecção-Geral de Finanças – and demonstrates that it is possible to link the two systems through the sharing of objectives, with the BSC assuming the key role in the integration process.

Data

09-ago-2011

Palavras-chave

SIADAP Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho na Administração Pública
Administração pública -- Public administration
Avaliação do desempenho -- Performance evaluation
Balanced Scorecard --

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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