Título
A aprendizagem ao longo da vida e a educação parental como factor de empowerment e estratégia de luta contra a exclusão social: O projecto de capacitação familiar “A PAR”
Autor
Rosa, Ester Almeida dos Santos
Resumo
pt
Esta dissertação pretende contribuir para um maior conhecimento acerca dos conceitos da
Aprendizagem ao Longo da Vida, Empowerment e Exclusão Social e compreender de que
forma estes se interrelacionam. Apresenta uma visão globalizante da Aprendizagem (Pires,
2005) e do Empowerment como estratégia alternativa de Desenvolvimento (Friedmann,
1992) e de superação da Exclusão nas suas diferentes dimensões (Amaro, 1999; Estivill,
2003).
A reflexão teórica foi acompanhada por um estudo observacional e transversal sobre o
Projecto A PAR, uma iniciativa recente de educação não-formal que trabalha com crianças
até aos seis anos e seus cuidadores, visando promover a Capacitação Familiar. Para a
recolha de dados criaram-se instrumentos próprios, nomeadamente uma Escala de
Empowerment Geral e uma Escala de Empowerment A PAR. Através do estudo de caso
procurou-se saber se:
1) as várias dimensões da Escala de Empowerment estão correlacionadas;
2) as várias dimensões da Escala de Empowerment A PAR estão correlacionadas;
3) o Empowerment Geral varia significativamente em função de categorias demográficas;
4) o Empowerment A PAR varia significativamente em função de categorias
demográficas;
5) a participação no Projecto A PAR contribui para aumentar o nível de Empowerment
Geral dos cuidadores e, consequentemente, diminuir o seu nível de Exclusão.
Os resultados revelam o carácter cumulativo das dimensões de Empowerment medidas
pelas duas escalas, que estão significativamente correlacionadas. Verificamos que variam
consoante categorias demográficas, tendo os cuidadores menos empowered mais benefícios
resultantes do Projecto. Concluiu-se que o Projecto contribui para o Empowerment e para a
saída de percursos de Exclusão Social.
en
The overall aim of this dissertation is to contribute to a greater knowledge about the
processes of Lifelong Learning, Empowerment and Social Exclusion and to understand
how and to what extent these concepts are related. It presents a holistic vision of Learning
(Pires, 2005) and of Empowerment as a strategy for alternative development (Friedmann,
1992) and for overcoming the different dimensions of Exclusion (Amaro, 1999; Estivill,
2003).
This review was complemented by an observational and cross-sectional study on the A
PAR Project, a recent initiative of non-formal education that works with children aged zero
to six and their carers and aims to promote Family Empowerment. New instruments such as
a Global Empowerment Scale and an A PAR Empowerment Scale were created in order to
collect data to test the following hypothesis:
1) The several dimensions of the Global Empowerment Scale are correlated;
2) The several dimensions of the A PAR Empowerment Scale are correlated;
3) Global Empowerment varies significantly according to participant’s demographic
characteristics;
4) A PAR Empowerment varies significantly according to participant’s demographic
characteristics;
5) Participation in the A PAR Project contributes to the Global Empowerment level of
carers and, consequently diminishes their level of Exclusion.
Results show that the Empowerment dimensions measured by the two scales correlate
significantly, and cumulatively. Empowerment varies according to demographic
characteristics and less empowered carers benefit more from their participation in the
Project. We also concluded that the Project contributes for the Empowerment of individuals
and for the decrease of Social Exclusion factors.