Título
O impacto dos cartões de fidelidade no comportamento de compra do consumidor : uma abordagem ao mercado retalhista
Autor
Gonçalves, Susana Oliveira
Resumo
pt
A relevância deste estudo surge da crescente competitividade dos mercados e
consequente necessidade de diferenciação das empresas para reter os seus clientes.
Neste âmbito, verifica-se cada vez mais uma aposta nos programas de fidelidade com
base em cartões de fidelidade e estímulos de marketing a estes associados como forma
de reter os consumidores.
Assim, este estudo insere-se no âmbito do Marketing e Comportamento do consumidor,
tendo como tema central os programas de fidelização, e tem como objectivo avaliar o
grau de importância dos estímulos de marketing na decisão de compra do consumidor e
na sua frequência à loja.
Para encontrar resposta para os objectivos de investigação propostos, foi realizado um
inquérito por questionário aplicado a 385 indivíduos, maiores de 18 anos, em
Supermercados e Hipermercados com cartões de fidelidade da Área Metropolitana de
Lisboa.
Os resultados obtidos demonstram que os sistemas de incentivos influenciam o processo
de decisão de compra do consumidor, aumentando as suas compras, os gastos em loja e
influenciando a escolha do produto. Sendo a publicidade nos media e as promoções no
ponto de venda os estímulos que maior influência têm. Por outro lado, verificou-se que
os possuidores de cartão de fidelidade frequentam mais o ponto de venda que os não
possuidores. Contudo, para esta frequência não contribuem de igual forma os sistemas
de incentivos, sendo a influência variável de loja para loja.
Concluímos que os programas de fidelidade são um factor crítico de sucesso para o
incremento das vendas em volume e em valor.
en
The relevance of this study arises from the growing competitiveness of markets and the
consequent need for differentiation of companies in order to retain their customers. In
this context, companies are focusing on loyalty programs (card-based) and incentives to
those program members as a way to retain customers.
Thus, this study falls within the Marketing and Consumer Behavior, taking as its main
theme loyalty programs, aiming to assess the degree of importance of marketing stimuli
in purchasing decisions of consumers and their frequency in the store.
To find answers to the goals of the proposed research, a survey via questionnaire was
administered to 385 subjects (over 18 years old) in Supermarkets and Hypermarkets
with loyalty cards, in the Lisboa Metropolitan Area.
The results show that the incentive systems influence the purchasing decision of
consumers, increasing their frequency, their spending on store and influencing product
choice. The most influent stimuli are advertising media and promotions at the point of
sale. Moreover, it was found that the loyalty programs members have increased
frequency by comparison with the non-members. However, for this frequency, the
incentive systems don’t contribute equally and their influence is variable from store to
store.
In conclusion, loyalty programs are a critical success factor for increases in sales
volume and sales value.