Teses e dissertações

Mestrado
Marketing
Título

The effects of an economic downturn on portuguese families purchase and consumption: an application to the tourism sector

Autor
Gorgueira, Joana Abreu Machado Barata
Resumo
pt
A dissertação aqui apresentada pretende estudar um fenómeno que é a crise económica global. No caso, o propósito é estudar os efeitos desta problemática no consumo e compra das famílias portuguesas, aplicado a um sector que tem bastante impacto na economia do país – o turismo. Tendo identificado alguns gaps na literatura existente sobre este tópico, o presente estudo expõe as variáveis mais importantes para desenvolver este estudo e tirar conclusões, relativamente ao comportamento de compra e consumo num sector que tem ganho importância ao longo do tempo, com recurso a dois tipos de metodologias utilizadas. Na primeira parte do estudo, uma extensa revisão da literatura é feita. Além disso, alguns dados, que nos mostram como essa problemática é actualmente detida, são analisados. Numa segunda fase, a análise qualitativa e quantitativa é realizada. Foram analisados websites, páginas, fóruns e blogs, a fim de recuperar observar comentários e analisar o que os consumidores pensam sobre esta temática. O estudo quantitativo envolveu 450 pessoas, que foram convidadas a dar uma resposta a uma série de perguntas sobre os temas descritos acima. Os resultados mostram que, com a crise económica que se está a viver, há uma série de alterações relacionadas com as variáveis do estudo, que mostram o impacto de uma desaceleração económica no consumo e comportamento de compra. A maneira de encarar o futuro, a situação financeira das famílias Portuguesas e as fontes de informação, são também temas essenciais e conclusivos, como pode ser visto no capítulo 6 de conclusões.
en
The dissertation that is now presented aims to study a phenomenon called economic downturn. In this case, the purpose is to study the effects of this problem on consumption and purchase of Portuguese families, applied to a sector that has enough impact on the economy of the country - tourism. This research, after identifying some gaps in the literature on this topic, extracted those which are the most important variables to develop a study and draw conclusions relating to purchasing behavior and consumption in a sector which has gained importance over time, using two types of methods. In the first part of the study, an extensive literature review is done. Furthermore, some data, that shows us how this problematic is currently held, is analyzed. In a second stage, a qualitative and quantitative analysis is performed. It was analyzed websites, pages, forums and blogs, in order to retrieve information from comments and analyzing what consumers think about this subject. The quantitative study involved 450 people, who were asked to give an answer to a series of questions on the topics described above. The results show that, with the economic crisis that has lived, there are a lot of changes related to the studied variables, showing the impact of an economic downturn on the consumption and purchase behavior. The way to face the future, the family’s financial situation and the sources of information are also very essential topics, as it can be seen in chapter 6 about conclusions.

Data

19-nov-2015

Palavras-chave

Turismo
Tourism
Economic downturn
Consumption
Purchase
Crise económica
Consumo
Compra

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo