Título
Implementação de um sistema de avaliação de marcas
Autor
Aragão, António Trigueiros de
Resumo
pt
Desde meados do século passado que a empresa ABC® opera no mercado nacional na área da
prestação de serviços de Propriedade Industrial. É reconhecida como uma das empresas de
referência do mercado, conseguindo também quotas de penetração a nível internacional. Fruto
da visão e trabalho de um homem, o seu fundador, a organização soube acompanhar a
evolução e as necessidades do mercado, continuando a dar resposta a desafios cada vez mais
exigentes. A par de uma política de qualidade e de uma grande aposta em Investigação &
Desenvolvimento (I&D), socorreu-se de profissionais altamente especializados e com visão
alargada da área.
Considerando o passado, olhando para o futuro, a empresa sente a necessidade de poder dar
resposta a uma nova solicitação dos seus clientes e do mercado – A Avaliação de Marcas.
Optou por estudar o tema e analisar o mercado nas suas dimensões: mercado potencial e
concorrência. Desenvolveu assim uma metodologia alicerçada numa nova secção técnica
orientada para o cliente e para o mercado. É esse levantamento, desenvolvimento e
implementação que se retrata no presente trabalho.
en
The company ABC® operates in the domestic market in the provision of services of Industrial
Property since the middle of last century. It is recognized as one of the leading companies in
the market, also achieving penetration quotas internationally. Due to the vision and work of
one man, its founder, the organization knew it was essential to monitor developments and
market needs continuously to meet the increasingly demanding challenges. Alongside with a
policy of quality and a large investment in Research & Development (R&D), the organization
resorted to highly specialized professionals with broad vision of the field.
Considering the past, looking to the future, the company feels a need to be able to respond to
a new solicitation from its customers and the market – Valuation of Brands.The organization opted to study this subject and analyze the market in its dimensions: market
potential and competition. A new methodology based on a technical section focused on the
customer and the market was developed. That survey, development and implementation is
what is portrayed in the present work.