Teses e dissertações

Mestrado
Economia
Título

O impacto regional na performance económica e financeira das empresas de hotelaria

Autor
Boicenco, Oxana
Resumo
pt
Este trabalho tem como objectivo geral analisar e aprofundar o conhecimento sobre as empresas de Hotelaria em Portugal, de modo a observar o seu desempenho ao nível económico e financeiro, que irá ajudar a medir o impacto regional na performance das unidades hoteleiras. Para o efeito, utilizou-se uma amostra de empresas com base nas entidades com Código de Actividade Económica 55111 e 55121, tendo como critério de inclusão na amostra um Volume de Negócios de 2 até 5 milhões de euros. Após estas diferentes fases de selecção, obteve-se uma amostra de 48 empresas as quais foram agrupadas por regiões da seguinte forma: Norte-7 empresas, Centro–8 empresas, Lisboa–20 empresas, Alentejo–3 e Algarve–10 empresas. A partir dos Balanços e Demonstrações dos Resultados foram calculados diversos rácios económicos e financeiros, permitindo uma comparação entre regiões. Os resultados empíricos do estudo mostram que as divergências das zonas turísticas influenciam a performance económica e financeira das empresas de hotelaria. Como seria de esperar, as regiões mais desenvolvidas em termos turísticos são Lisboa, Algarve e Norte, quer através do número das empresas hoteleiras de que dispõem, quer pelo número de turistas recebidos ou pelo Volume de Negócios. No entanto, são acompanhadas pelas regiões que surgem com um desempenho significativo e com elevada riqueza cultural e beleza natural, de que são exemplos o Alentejo e o Centro. Posto isto, concluiu-se que a aposta no sector do Turismo, como um dos objectivos de Portugal, deverá partir do desenvolvimento de regiões turísticas menos crescidas, o que permitirá a oferta de produtos turísticos específicos.
en
This paper aims at analysing and deepening knowledge on Hotel businesses in Portugal, in order to observe their performance at economic and financial level. This will help measure the regional impact on hotel performance. To this end, and adopting a Turnover of Euro 2 to 5 million as the inclusive criteria, we used a sample of companies based on the entities with Economic Activity Code 55111 and 55121. Following the several selection phases, a sample of 48 companies was obtained and the latter were grouped by region as follows: North -7 companies, Centre – 8 companies, Lisbon – 20 companies, Alentejo – 3 and the Algarve – 10 companies. By analysing the Balance Sheets and Income Statements several economic and financial ratios were calculated which allowed to compare the results obtained from the different regions. The empiric results of the study show that differences in tourist areas influence the economic and financial performance of hotel businesses. As expected, the more developed regions as regards tourism are Lisbon, the Algarve and the North, whether in relation to the number of hotel businesses, or the number of tourists visiting the area or the registered Turnover. However they are followed by regions, such as the Alentejo and the Centre that display a rather significant performance and boast cultural richness and natural beauty. It may therefore be concluded that investment in the Tourism sector, as one of Portugal’s aims, should start with the boost of less developed regions thus allowing the provision of specific tourism products.

Data

21-jan-2013

Palavras-chave

Performance
Turismo
Tourism
Hotelaria
Economia
Economy
Hotel business

Acesso

Acesso livre

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