Título
A segmentação no mercado de trabalho dos jovens diplomados
Autor
Roriz, Ana Cláudia
Resumo
pt
A política de educação em Portugal tem sido revista e novos enquadramentos têm surgido nos últimos anos. O Processo de Bolonha representa uma iniciativa de reorganização do ensino superior, tendo em vista a sua racionalização e a promoção de igualdade de oportunidades no acesso. A questão que se levanta de imediato prende-se com os impactes destas opções no mercado de trabalho. A massificação do ensino superior provoca uma oferta abundante de mão-de-obra qualificada que deverá ser absorvida pelo tecido produtivo nacional. Esta pesquisa visa explorar as condições de trabalho dos jovens diplomados pós-Bolonha. Utilizando dados administrativos do Quadros de Pessoal, recolhida anualmente pelo Ministério da Segurança e da Solidariedade Social, procura-se testar as hipóteses da segmentação do mercado de trabalho. Neste modelo, as vantagens da educação estão condicionadas ao tipo de emprego ocupado. Os resultados empíricos indicam que o mercado de trabalho dos jovens licenciados é segmentado e a área de formação representa um dos factores mais relevante neste processo. A evidência apresentada sugere que o mercado de trabalho dos jovens constitui um desafio para os decisores políticos.
en
The politics of education in Portugal has been revised and new frameworks have emerged in recent years. The Bologna Process is an initiative of the reorganization of higher education, with a view to streamlining and promotion of equal opportunities for access. The question that arises immediately is related to the impacts of these options in the labor market. The massification of higher education leads to an abundant supply of skilled labor to be absorbed by the national productive fabric. This research aims to explore the working conditions of young post-graduates Bologna. Using administrative data of the staff, collected annually by the Ministry of Solidarity and Social Security, we seek to test the hypothesis of market segmentation work. In this model, the advantages of education are conditioned to the type of job held. The empirical results indicate that the labor market is segmented among young graduates and training area is one of the most important factors in this process. Evidence suggests that the labor market of young people is a challenge for policy makers.