Título
A relevância das informações financeiras das empresas Brasileiras cotadas
Autor
Silva, Eliane Pereira da
Resumo
pt
Este trabalho analisa o papel da contabilidade como fornecedora de informações
no mercado de capitais. O estudo tem por objetivo analisar a relevância da informação
financeira avaliando a qualidade das informações financeiras das empresas brasileiras
cotadas. Para avaliar a qualidade dessa informação financeira usaram-se duas medidas
que são a gestão dos resultados (earnings management) e a relevância das informações
(value relevance). A amostra foi selecionada de ações que são negociadas na Bolsa de
Valores de São Paulo - BOVESPA, no nivel de governança coorporativa novo mercado,
no período de 2006-2008.
Para avaliação da gestão dos resultados (earnings management) usaram-se três
medidas: variação do lucro líquido dividido pelo ativo total - ΔNI/TA, a relação entre a
variação do lucro líquido em relação à variação do fluxo de caixa operacional -ΔNI/ΔOCF e a correlação de Spearman entre accruals e fluxo de caixa operacional. O
objetivo é verificar em que medida é que variáveis das empresas como, setor de
atividade, mercado onde está cotada e auditor (BIG 4) explicam as variáveis ΔNI/TA e
ΔNI/ΔOCF que são medidas de gestão de resultados. Para avaliação da relevância das
informações financeiras (value relevance), o objetivo é verificar até que ponto é que
variáveis contabilísticas, Lucro e Patrimônio Líquido, contribuem para explicar o preço
de mercado das ações.
Resultados mostram que as variáveis SE, MARK explicam, em parte, as
variações de ΔNI/TA e SE e AUDINT explicam, em parte, as variações de ΔNI/ΔOCF
que são medidas de gestão de resultados. Quanto ã relevância da informação contábil
das empresas do novo mercado, a variável PRICE, mesmo com R² relativamente baixo,
é explicada em sua maior parte pelo patrimônio líquido indicando pouca relevância para
o lucro. Isso pode ser devido ao modelo de governança coorporativa brasileira e ao
sistema que rege a contabilidade que é o code-law.
en
This study examines the role of accounting as a supplier of information on the
capital market. The study aims to analyse the relevance of financial information to
assess the quality of financial information of listed Brazilian companies. To assess the
quality of financial information used two measures that are the results management
(earnings management) and relevance of information (value relevance). The sample was
selected of shares that are traded on the São Paulo Stock Exchange - BOVESPA, the
level of corporate governance in the new market in the period 2006-2008.
For the evaluation of the results management (earnings management) were used
three measures: change in net income divided by total assets - ΔNI / TA, the relation of
the change in net income for the variation of operational flow cash - ΔNI / ΔOCF and
the Spearman correlation between Accruals and operational flow cash. The objective is
to verify in what extent is that variables such as industry activity, business, which is
listed market and auditor (BIG 4) explain the variables ΔNI / TA and ΔNI / ΔOCF
which are measures of performance management. To evaluate the relevance of financial
information (value relevance), the objective is to verify to what extent accounting
variables, profit and equity, contribute to explain the market price of the shares.
Results show that the variables SE, MARK explain, in part, changes in ΔNI /TA
and SE, AUDINT and explain, in part, changes in ΔNI / ΔOCF are measures of results
management. As the relevance of accounting information of companies of the new
market, the PRICE variable, even with relatively low R² is explained in its most liquid
assets by indicating little relevance to the profit. This may be due to the model of
brazilian corporate governance and the system governing the accounting which is the
code-law.