Título
Optimização da cadeia de abastecimento face a acções promocionais no sector de FMCG
Autor
Anacleto, Alexandra Paula Vieira Martins
Resumo
pt
No sector de bens de consumo as promoções assumem um papel importante, destacandose
dentro do marketing mix. Concomitantemente, torna-se determinante entender o efeito das
actividades promocionais na gestão da cadeia de abastecimento como um veículo para atingir
vantagem competitiva nos mercados em constante ajustamento.
O presente trabalho pretende:
• Mostrar a importância de implementar um processo de S&OP (Sales & Operations
Process) como ferramenta para apoiar e atingir os objectivos da gestão da cadeia
de abastecimento através da análise do processo de S&OP de uma multinacional
do sector de bens de consumo.
• Redefinir um modelo de S&OP com incidência no desenvolvimento das etapas do
processo de forecast para garantir o alcance dos objectivos financeiros propostos
(definidos por métricas).
• Identificar KPIs (Key Performance Indicators) determinantes na mensuração da
performance das actividades de gestão de forecast.
• Perceber o impacto de acções promocionais efectuadas em FMCG na contrução do
forecast.
en
In the FMCG (Fast Moving Consumer Goods) sector, promotions play an important role,
especially within the marketing mix. Concomitantly, it is crucial to understand the effect of
promotional activities in supply chain management as a vehicle to achieve competitive
advantage in markets in constant adjustment.
The present work aims to:
• Show the importance of implementing a process of S&OP (Sales & Operations
Process) as a tool to support and achieve the objectives of supply chain
management by analysing the S&OP process in a multinational company in the
sector of consumer goods.
• Build a model of S&OP focusing on the development of the stages in the forecast
process to ensure the achievement of the company goals (metric based).
• Identify KPI’s critical to measure the performance of forecast management
activities.
• Understand the impact of promotional activities carried out in FMCG and the
impact in the forecast.