Título
Militares e media em cenários de guerra: O Golfo como caso de estudo
Autor
Teles, Cláudia Patrícia Ramos
Resumo
pt
A relação entre o poder político e mediático enfrentou, desde a Antiguidade clássica,
múltiplas barreiras que impediram o estabelecimento de uma estrutura dialogante. Essas
barreiras podem ser explicadas, pela diferença de natureza e finalidade destes dois sistemas,
que se agravam em tempo de Guerra.
Desta forma, a seguinte dissertação intitulada “Militares e Media em cenários de
Guerra: o Golfo como caso de estudo”, tentará discorrer sobre qual será a forma mais eficaz
de o poder político conseguir alcançar os objectivos estratégico-militares definidos.
Considera ainda que a opinião pública é um elemento essencial para este fim, tendo o
poder político a necessidade de gerir as percepções desta, através do sistema mediático, o que
gera um circuito de dependência cruzada.
Através da análise de conteúdo realizada a três órgãos de comunicação escrita de
reconhecimento internacional, analisar-se-á qual foi a influência da leitura mediática do
conflito junto da opinião pública.
Os resultados obtidos sustentam que quando a política de comunicação é gerida por
profissionais de relações públicas, como verificado neste conflito, o poder político consegue
gerir as percepções da opinião pública no sentido por si traçado, alcançando assim o sucesso
na missão.
en
Since the classical antiquity the relationship between political power and media has
faced, multiple barriers that prevented the establishment of a dialogic structure. These barriers
can be explained by differences concerning the nature and purpose of these two systems,
which are aggravated during war times.
Thus, the following dissertation entitled "Military and Media at War scenarios: the
Gulf as a case study", will try to discuss what will be the most effective form of political
power to achieve both the strategic and military objectives defined.
It also considers public to be an essential element for this purpose and the political
need to manage the public opinion perceptions through the media system, which generates a
cross-addiction circuit.
Content analysis was carried out at three journals of international recognition in order
to examine the influence of the conflict´s media reading in public opinion.
The results sustain that when communication policy is managed by public relations
expertise, (a fact that applies to this conflict) the political power can control the perceptions of
public opinion on a pre-defined way that secures the success of the mission.