Título
O papel moderador dos modelos mentais na eficácia do trabalho em equipa
Autor
Silva, Ana Catarina Marques
Resumo
pt
Embora o número de investigações sobre a temática das cognições de equipa tenha
vindo a aumentar, ainda existem diversas lacunas no estudo dos modelos mentais de equipa,
as quais pretendemos colmatar no presente estudo. Assim o objectivo principal passa por
perceber o papel moderador dos modelos mentais de relação e de tarefa na relação entre a
diversidade objectiva e subjectiva na eficácia do trabalho em equipa (satisfação, intenção de
permanecer em equipa e expectativa de desempenho) e ainda perceber a relação entre a
precisão e a semelhança dos modelos mentais com a eficácia do trabalho em equipa.
No presente estudo participaram 32 equipas de projecto em empresas de Consultoria
em Tecnologias de Informação, às quais foi aplicado um questionário online sobre a eficácia
do trabalho em equipa.
Os resultados mostraram um efeito negativo e significativo da diversidade de
habilitações nas dimensões da eficácia do trabalho em equipa, contrariamente ao esperado, e
um efeito positivo e significativo da semelhança dos modelos mentais de relação na
expectativa de desempenho. Ainda se observou um efeito de interacção entre a precisão dos
modelos mentais de relação e a semelhança dos modelos mentais de relação na satisfação com
o trabalho de equipa. No entanto, os resultados não suportaram as hipóteses de moderação dos
modelos mentais na relação entre a diversidade e a eficácia.
No final são apresentadas as implicações teóricas, metodológicas e práticas dos
resultados e ainda as limitações encontradas ao longo do estudo e sugestões para estudos
futuros.
en
The gaps presented in the team mental models research allow us to develop the present
investigation. The main goals of this study are the evaluation of team mental model influence
in relationship between diversity and effectiveness (satisfaction with the team, performance
expectation and team future viability), as well as the investigation of relationship between
accuracy and similarity of team mental models with effectiveness.
In the present study we applied online questionnaire about the effectiveness of
teamwork using 32 project teams in Consulting companies of Information Technology.
The results showed a negative and significant effect of academic diversity in
effectiveness, which was not expected. Moreover, the direct effect of team mental models
similarity on performance expectation was positive and significant. In addition, team mental
models accuracy was found to moderate the relationship between team mental model
similarity and satisfaction with the team. However, the results did not allowed to support the
hypothesis for the moderation effect of team mental models on the relationship between
diversity and effectiveness.
At the end, the results were analyzed taking into account the methodological,
theoretical and practice implications on various team environment. Hence, we described
limitations and suggestions for future research.