Título
Modelação do sistema rodoviário: Perspectiva do conflito emergente
Autor
Leal, António José Pereira
Resumo
pt
Considerada a problemática da sinistralidade rodoviária, o insuficiente conhecimento das suas
causas e as limitações e fragilidades das metodologias científicas tradicionalmente utilizadas
para estudar e controlar o fenómeno, que se considera complexo, foi elaborada uma proposta
de metodologia científica alternativa segundo os preceitos das ciências da complexidade.
A proposta apresentada consiste na representação sintética do sistema rodoviário através da
modelação do sistema na perspectiva do conflito rodoviário. O processo de modelação partiu
da observação macro das entidades de alto nível do sistema, ou seja, das propriedades
emergentes de mobilidade individual, do trânsito colectivo e do conflito rodoviário, para de seguida identificar as entidades de baixo nível, a saber: os factores via, ambiente, veículo e
humano. Estes factores foram caracterizados pelas suas variáveis de estado elementares, às
quais foram atribuídos valores escalares parametrizados, de acordo com o conhecimento
científico, técnico e empírico existentes.
Este trabalho consiste no primeiro passo dado na direcção da simulação computacional multi-
agente do sistema rodoviário para fins de saúde pública, visando ultrapassar os
constrangimentos e as fragilidades identificados nas metodologias tradicionais; conhecer
melhor o funcionamento do sistema rodoviário; identificar outras propriedades emergentes;
identificar os factores de risco que potenciam o conflito rodoviário, bem como as suas causas e, por fim, preconizar medidas preventivas que possam melhorar os padrões de segurança
rodoviária.
en
Considering not only the problem of road accidents, but also the insufficient awareness of its causes and the limitations and fragilities of scientific methodologies traditionally applied to the study and
control of this complex phenomenon, a proposal of an alternative scientific methodology was
elaborated, according to the complexity sciences precept.
The proposal in question consists of synthetic representations of the road system through the
modelling of the system itself, within the road conflict perspective. The modelling system process was
based on the macro-observation of the system high-level entities, that is, on the emergent properties
of individual mobility, on the collective traffic and also on the road conflict, in order to identify the low-
level entities, namely: road, environment, vehicle and individual. These four last factors were characterised by its elementary state varieties, to which parameterised scale values were attributed,
according to technical and empirical scientific knowledge.
Therefore, this work intends to show the first step to be given in the implementation of a multi-agent computer simulation of the road system, for public health purposes, so that the limitations and fragilities of traditional methodologies can be surpassed: to know better the functioning of the road system; to identify emergent properties; to identify risk factors which contribute to the road conflict and its causes and, finally, to make known the preventive measures that may improve road safety standards.