Título
Oportunidades de negócio e potencial empreendedor em estudantes do ensino superior
Autor
Lousa, João Filipe Teopisto
Resumo
pt
Esta dissertação baseia-se no estudo de caso de um concurso nacional de empreendedorismo desenvolvido por Associações de Estudantes para estudantes universitários: o Concurso Nacional de Empreendedorismo “Atreve-te 2010”. Concorreram a esta iniciativa 36 estudantes universitários, organizados em grupos ou individualmente, perfazendo um total de 23 ideias de negócio a concorrer que após avaliação dos pré-requisitos de candidatura perfaz um total de 19 ideias finalistas.
Os promotores das ideias de negócio responderam ao Inventário de Avaliação do Potencial Empreendedor (IAPE) (Santos e Caetano, 2010) e apresentaram a sua ideia de negócio por escrito. Estes foram os dois instrumentos de recolha de dados.
As ideias de negócio foram depois avaliadas por um júri independente que premiou os três primeiros projectos: Silicolife, Gula e TouchCity.
Aos resultados obtidos pelo Índice de Avaliação de Potencial empreendedor, analisando as suas 11 subdimensões, podemos observar que a capacidade para desenvolver a rede social é a subdimensão com uma média de resposta mais elevada (M = 4, 49) e a inteligência emocional é a subdimensão com uma média mais reduzida (M=3,66). Note-se que todos os valores médios estão acima do ponto médio da escala. Quanto às estatísticas descritivas das 4 dimensões avaliadas também pelo IAPE, as competências de gestão são a dimensão com uma média de resposta mais elevada (M = 4,11) e as motivações empreendedoras são a dimensão com uma média mais reduzida (M=3,89).
en
This thesis is based on a case study of a national contest of entrepreneurship developed by Student Associations for college students: the National Entrepreneurship Competition "Atreve-te 2010." There were 36 students involved in this contest, organized in groups or individually. They developed a total of 23 business ideas. After the pre-application requirements evaluation, there were 19 finalists’ ideas on the competition.
The promoters of business ideas answered to the Entrepreneurial Potential Assessment Inventory (IAPE) (Santos, Caetano e Curral, 2010) and presented a small report on their business idea plan. These were the two data collection instruments.
The business ideas were then evaluated by an independent jury, which awarded the first three projects: Silicolife, Gula and TouchCity.
As the results obtained by the 11 subdimensions on the entrepreneurial potential, we can observe that the ability to develop the social network is the subdimension with a higher mean value (M = 4, 49) and emotional intelligence is the subdimension with a lower mean value (M = 3.66). Note that all the mean values were above the midpoint of the scale. The descriptive statistics of the four dimensions assessed also by IAPE, management skills show the higher mean value (M=4.11) and entrepreneurial motivations show the lower mean value (M=3,89).