Título
O SIADAP na Câmara Municipal de Lisboa: a satisfação dos trabalhadores com o novo modelo de avaliação de desempenho
Autor
Costa, Maria do Céu Pires
Resumo
pt
O SIADAP, Sistema Integrado da Avaliação do Desempenho da Administração Pública,
criado no contexto de políticas de reforma da Administração Pública, é um novo modelo de
avaliação de desempenho profissional, cujas preocupações fundamentais se traduzem na
implementação de uma nova cultura de gestão de recursos humanos e na melhoria do serviço
prestado aos cidadãos.
É consensual que a satisfação é de difícil operacionalização, no entanto com esta
dissertação pretendemos avaliar, através de uma análise quantitativa, a satisfação dos
trabalhadores com este novo modelo de avaliação de desempenho (SIADAP) e ainda perceber
a satisfação dos trabalhadores com a sua organização e com o seu trabalho.
São abordados neste trabalho alguns conceitos como: organização, cultura
organizacional, satisfação profissional e avaliação de desempenho. Neste sentido, procuramos
validar uma série de hipóteses teóricas em diferentes âmbitos procurando possíveis
influências entre as várias dimensões de análise. A amostra foi constituída por 150
trabalhadores de duas Direcções Municipais, DMH e DMSC, da Câmara Municipal de
Lisboa, e como instrumento de recolha de dados foi utilizado o inquérito por questionário.
en
The SIADAP, integrated system for performance evaluation of the public administration,
created in the context of policies to reform the public administration, is a new model for
evaluating professional performance. Its main concerns are setting up a new culture of human
resource management and improving the service to citizens.
Even though satisfaction is generally known to be difficult to operationalize, we intend
in this paper to evaluate through a quantitative research, the worker’s satisfaction with this
new model of performance evaluation (SIADAP) as well as to analyse their satisfaction with
the organization and their work.
In this paper are covered the concepts: organization, organizational culture,
satisfaction and performance evaluation. In this sense, we seek to validate a series of
hypotheses in different areas, searching for potential influences between the various
dimensions of analysis. The sample consisted of 150 workers in two Municipal Directions,
DMH and DMSC, from the Lisbon City Council, and as a data collection we used a survey
questionnaire.