Título
Liderança, identificação organizacional e desempenho numa organização de saúde
Autor
Bento, Luís Miguel Rodrigues
Resumo
pt
As organizações de saúde pelos seus aspectos diferenciadores (burocracia profissional,
incerteza, percepção de qualidade e o uso intensivo de tecnologia), constituem um verdadeiro
desafio para qualquer líder. Para dar resposta ao desafio de liderar estas organizações, no
presente estudo pretendemos desenvolver e testar um modelo de liderança integrada (em que
incluímos a liderança transformacional, troca social, incorporação organizacional e
integridade do líder), que promova uma maior ligação entre os profissionais de saúde e as
suas organizações (identificação organizacional) e que beneficie também o seu desempenho
(desempenho de papel e comportamentos de cidadania organizacional).
O modelo desenvolvido foi testado numa organização de saúde da grande Lisboa por meio de
um questionário, dirigido a todos os profissionais de saúde (médicos, enfermeiros e técnicos
de diagnóstico e terapêutica), onde foram obtidos 147 questionários validados (representando
57,1 % da população).
Os resultados obtidos suportam o modelo em que os comportamentos do líder estão
negativamente relacionados (de modo significativo) com a separação membro-organização e
esta separação consequentemente encontra-se negativamente relacionada (de modo
significativo) com os comportamentos de cidadania organizacional (CCO).
Estes resultados sugerem que os líderes deveram ter a preocupação de promover a
identificação dos profissionais de saúde com a organização, que consequentemente irá
beneficiar a existência de CCO, como é o caso da aquisição/desenvolvimento de
conhecimentos, competências e habilidades por parte destes profissionais em benefícios das
suas organizações.
en
Health organizations for their distinctive aspects (professional bureaucracy, uncertainty,
quality perception and intensive use of technology), constitute a real challenge for any leader.
To respond at the challenge of leading these organizations, we intend to develop and test an
integrated leadership model (transformational leadership, Leader–member social exchange,
supervisor’s organizational embodiment and behavioral integrity) that promotes a greater
connection between of health professionals and their organizations (organizational
identification), and that also benefit their performance (in-role performance and
organizational citizenship behaviors).
The model was tested in healthcare organization at Lisbon, through a questionnaire addressed
to all health care professionals (medical, nurses and diagnostic and therapeutic technicians),
which were obtained from 147 validated questionnaires (representing 57.1% of the
population).
The results support a model in which the leader’s behaviors are negatively related
(significantly) with separation member-organization. Consequently, this separation is
negatively related (significantly) with organizational citizenship behaviors (OCC).
These results suggest that leaders should worry with promotion of health professionals
identification with the organization, which in turn will benefit the existence of OCC (e.g.
acquisition/development of knowledge, skills and abilities from these professionals in benefit
of their organizations).