Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Liderança, cultura organizacional e motivação na Prosonic

Autor
Monteiro, Ana Pena
Resumo
pt
Dado o contexto da economia mundial actual, as pessoas tornam-se nos activos intangíveis mais determinantes do sucesso das organizações. A cultura organizacional, a liderança e a motivação são cruciais neste momento histórico. O projecto centra-se num estudo descritivo sobre a liderança, a cultura organizacional e a motivação na empresa Prosonic, tendo-se recorrido ao Modelo dos Valores Contrastantes de Quinn para as primeiras determinantes, e a um questionário adaptado de Siu et al. e Simon Enz e validado por Sarmento Coelho e Freitas para a motivação. Os resultados obtidos apontam para um desejo, por parte de todos os colaboradores, de uma cultura organizacional menos burocrática, mais inovadora que seja não só direccionada para os objectivos mas também para as pessoas dando um maior ênfase ao envolvimento dos colaboradores. Os resultados da liderança, revelam que todos os colaboradores consideram que os seus responsáveis devem desenvolver as competências dos oito papéis de liderança mas apenas a avaliação da equipa de vendas da área de negócio SSI resulta num perfil de liderança ineficaz. Relativamente à motivação, os colaboradores estão motivados para o trabalho e consideram que, em geral, os factores de motivação apresentados são importantes para a sua motivação e todos, excepto a equipa de vendas da área de negócio SSI, consideram que o líder tem com um papel importante para a sua motivação. No sentido da conceptualização das melhorias das competências de gestão dos responsáveis e das mudanças culturais necessárias, propôs-se um projecto que consiste num guia de auto-aperfeiçoamento para responsáveis e colaboradores.
en
Given the context of the world’s economy, people become one of the intangible assets that most contribute for the organizational sucess. Organizational culture, leadership and motivation are crucial in this moment of history. This project describes Prosonic’s leadership and organizational culture, using the Competing Values Framework from Quinn, and motivation, using a questionnaire adapted from Siu et al. and Simon Enz and validated by Sarmento Coelho and Freitas. The results indicate a desire, from all the employees, for a culture with less formalities and burocracies, more dynamic that emphasizes not only the goals but also the people and the human relations. Regarding leadership, all employees think that their leaders should develop the management skills from the eight leadership roles, but only the assessment from the sales team from the business unit SSI results in a ineffective profile of leadership. Considering motivation, all employees are motivated to work and consider the motivation factors presented important to their motivation. All employees, except the sales team from the business unit SSI, consider that the leader influences their motivation. In order to help both the leaders and the employees implementing the needed changes, a agenda for self-improvement was proposed.

Data

21-jan-2014

Palavras-chave

Motivação
Motivation
Liderança
Leadership
Gestão de recursos humanos
Human resource management
Cultura organizacional -- Organizational culture

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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