Título
Teatro imersivo: públicos e práticas culturais
Autor
Belo, Inês Carvalho dos Santos
Resumo
pt
A presente dissertação consiste num estudo aos públicos da peça de teatro imersivo “E
Morreram Felizes Para Sempre”, que esteve em cena de abril a dezembro de 2015, no
Hospital Júlio de Matos, em Lisboa.
Por se tratar de um formato de teatro recente e que suscita novos papéis desempenhados
por eles, em que são chamados a participar ativamente na construção da narrativa e no
desenrolar da performance pretendeu-se perceber quem são esses públicos, quais as suas
práticas culturais, como é que reagiram à peça e que impacto esta teve na relação que têm
com o teatro.
Para o fazer, realizou-se uma caracterização com base em métodos qualitativos das suas
práticas culturais e relação com o teatro em três momentos: antes, durante e após a ida à
peça, com o objetivo de perceber que mudanças provocou nas suas práticas culturais.
PALAVRAS-CHAVE: teatro imersivo, arte participativa, práticas culturais, públicos do teatro
en
The following thesis consists in a study of the audiences of the immersive theatre “E
Morreram Felizes Para Sempre” that was performed at Hospital Júlio de Matos, in Lisboa,
between April and December of 2015.
Being a recent theatre format, that raises new roles to be played by the audiences – the
audiences are called to actively participate in the construction of the narrative –, the study
intended to understand who these audiences are, what their cultural practices are, how they
reacted to the play and which impact the play had in their relation with the theatre.
To do it, qualitative methods were used to do a characterization of their cultural practices and
relationship with the theatre in three moments: before, during and after going to the play, with
the objective of understanding what changes the play caused in their cultural practices.