Título
As transformações urbanas e o papel das grandes infra-estruturas - polos industriais na evolução da cidade de Luanda. Sines_habitar o percurso : centro de Estágio para apoio desportivo
Autor
Andrade, Yara Cristina Nunes de
Resumo
pt
Ao longo da história do crescimento das cidades, factores impulsionadores de
desenvolvimento, como a indústria, a implementação de redes ferroviárias e viárias, a
localização de estruturas como portos e aeroportos, entre outros, condicionam essa
mesma evolução.
Luanda não foge à regra, sendo uma cidade portuária, voltada para o mar e com
ligação para terra. Desde cedo foi alvo de cobiça e conquista dos colonizadores.
Desenvolveu-se sobre a sua orla marítima, e teve desde sempre o comércio e o mar
como forma de atractivo, que levou a que logo cedo ganhasse uma estrutura urbana.
Nessa estrutura era clara a divisão entre a cidade alta (mais organizada da cidade) e
cidade baixa (área em que dominavam as actividades económicas).
A cidade crescia, assim como os seus problemas. Tornava-se urgente a sua
modernização, pois com a independência do Brasil, Angola passaria a principal colónia
Portuguesa. Neste quadro, acções associadas a ideias de progresso começam a ter
forma. Actividades comerciais ligadas à importação e exportação de produtos,
necessidades em transportar a população com maior rapidez, etc., reflectem-se na
introdução de meios de transporte, caso Expressivo dos caminhos-de-ferro, que numa
primeira fase circulava apenas por Luanda, e posteriormente chegou a província de
Malanje.
A indústria também acompanhou este processo, consequentemente a cidade crescia,
e a afluência de pessoas era cada vez maior. O que potencializava o crescimento de bairros com poucas condições de habitabilidade, agravando de uma maneira geral a
imagem e a estrutura da cidade, e colocando em causa o crescimento urbano de
Luanda sobre bases sólidas.
Sobre a mesma surgiu o porto, o aeroporto, e vias estruturantes que asseguravam a
ligação da cidade a outros pontos do país.
Era a modernidade que chegava pelos desígnios da indústria. Porém, com a indústria
não chegou apenas modernidade, chegaram também formas de instalação mais
precárias como os musseques que marcavam o outro quadro que a cidade vivia. Uma
realidade não tão bela, nem tão aprazível, Era a realidade de Luanda que se escondia
atrás de prédios altos, de bairros luxuosos, e acoplando, de forma quase iníqua, as
grandes infra-estruturam que aqui estudamos.
E viu-se ao longo do tempo o crescer e o prolongar desses musseques,
acompanhando a linha férrea, as principais vias a cidade, junto ao porto e ao
aeroporto da cidade. É a presença destas infra-estruturas em ambiente urbano que
propomos aqui analisar.
en
Throughout cities' growth history, factors enhancing the development, such as industry,
the implementation of railroads, the location of structures such as ports and airports,
among others, affect the same evolution.
Luanda is no exception, being a port city, facing the sea and connected to earth. Soon
became attention and target for the achievement of colonizer . Developed on its
waterfront and has always had the trade and the sea as a way of attraction, which led
to early gain of an urban structure. In this structure it was clear the division between the
upper city (more organized city) and lower city (area where most of economic activities
took place).
The city grew along with its problems. It became urgent to modernize the city, due to
Brazilian independence, Angola would become the main Portuguese colony. In this
context, actions related to progress ideas begin to take place. Business related to
import and export of goods, needs to transport the people faster, etc., are reflected in
the introduction of means of transportation as an example railroad, which initially only
circulated in Luanda city and later came to the province of Malanje.
The industry was also a part of this process, consequently the city grew, and the influx
of people also increased. This allowed the neighborhoods to grow without meeting
conditions of habitability, which worsened the general image and structure of the city,
and also placed into question the urban growth of Luanda on solid foundations.
In the city appeared the port, the airport, and structural passages that ensured the
connection between the city and other parts of the country. It was modernism which
arrived according to the designs of the industry. However, with the industry not only
came modernism but also more precarious instalations such as musseques (name
given to rural areas in Africa) which made up the other side of how the city lived. A notso-beautiful reality, which is also unpleasant, was the reality of Luanda which lurked behind tall buildings, luxurious neighborhoods, and engaging, almost in a wicked way,
the large infrastructure that we study here.
As the time went by installation of slums arose, following the railroad, the main roads
to the city, near the port and the city's airport. It is the presence of these urban
environment and infrastructure we propose to analyze.