Teses e dissertações

Mestrado
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Título

Análise das transformações do jornal desportivo português impresso estudo de caso Jornal Record entre os anos de 1998 e 2015

Autor
Santos, João Pedro Vilar Ramos Guerreiro dos
Resumo
pt
A presente dissertação teve como base a análise do conteúdo da versão impressa do jornal desportivo Record. Este enfoque não significa que seja esquecida a importância atual da versão online, contudo o foco desta análise e o objeto de estudo, foi o jornal desportivo impresso visto que, dentro dos diversos media, mesmo com a criação da plataforma online, continua a ser um dos protagonistas no desporto nacional e nos debates entre os apaixonados pelo mesmo. O principal objetivo desta análise foi perceber quais as potenciais transformações na estrutura e paginação do jornal Record no decorrer dos últimos anos. Para tal ser exequível e tentando perceber de que forma o jornal se adaptou (ou não) ao panorama mediático e cultural em mudança, a investigação foi delimitada por uma amostra em torno do período que compreendeu os anos de 1998 até 2015 e, dentro desta série, foi escolhido o segundo domingo de cada mês. Para o devido enquadramento teórico foi dado espaço a uma revisão da literatura onde se tentou explanar bases sobre dimensões como jornalismo desportivo, deporto e futebol. Do ponto de vista operativo e de forma a atingir os objetivos da investigação, foi utilizado o método “análise de conteúdo” tal como apresentado e tipificado por Alan Bryman. O tratamento dos dados recorreu ao programa Excel que, apesar de não ser tão frequente neste tipo de análise, demonstrou ser um método expedito de compilação, sistematização, análise e apresentação dos dados. Como principais conclusões, salientam-se as diversas transformações que tiveram lugar no jornal, excetuando a capa na qual a tendência relativa aos destaques presentes na mesma, se manteve, com os dois grandes clubes de Lisboa, Sporting Clube de Portugal e Sport Lisboa e Benfica, a serem predominantes no número de presenças. Em relação ao interior do jornal e à última página, foram várias as transformações desveladas pela análise: desde o aumento e diminuição da representação de várias categorias, até à diversificação da última página e à diminuição, em geral, da publicidade presente nas páginas do jornal.
en
This work was based on the analysis of the content of the printed version of the sports newspaper Record. This approach does not mean that it is forgotten the current importance of the online version, but the focus of this analysis and the object of study was the printed sports newspaper as within the various media, even with the creation of the online platform, remains a the protagonists in the national sport and discussions among passionate about it. The main objective of this analysis was to realize that potential changes in the structure and layout of the Record newspaper in the past few years. For this to be feasible and trying to understand how the newspaper has adapted (or not) to the media and cultural landscape changing, the investigation was bounded by a sample around the period that encompassed the years 1998 to 2015 and, within this series the second Sunday of every month was chosen. For proper theoretical framework was given space to a review of the literature where they tried to explain bases on dimensions such as sports journalism, deport and football. From the operational point of view and in order to achieve the objectives of the research, we used the method "content analysis" as presented and typified by Alan Bryman. Data analysis used the Excel program, although not so frequent in this type of analysis, proved to be a fast-track method of compilation, systematization, analysis and presentation of data. The main conclusions, we point out the various changes that have taken place in the newspaper, except the cover in which the relative tendency to present highlights in it, remained with the two big clubs of Lisbon, Sporting Clube de Portugal and Sport Lisboa e Benfica , to be predominant in the number of presences. Regarding the interior of the newspaper and the last page, there were several changes unveiled by analysis from the increase and decrease the representation of various categories to diversify the last page and the decrease in general of this advertising on newspaper pages.

Data

19-dez-2016

Palavras-chave

Media
Desporto
Sports
Futebol
Journalism
Content analysis
Advertising
Publicidade
Printed sports newspaper
Football,
Transformations
Meios de comunicação de massas
Jornalismo desportivo

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo