Título
Requalificação de Setúbal nascente
Autor
Alves, Leandro José Viegas
Resumo
pt
Com o aumento de complexidade dos projetos de arquitetura, devido a
mais exigente legislação e a uma tendência pela opção por formas complexas,
tornou-se necessário a utilização de tecnologias da computação
no processo de projeto que consigam gerir a quantidade de informação
que humanamente não conseguimos. Deste modo, a forma como o arquiteto
projeta tem vindo a ser alterada.
A utilização de software BIM para a realização de projetos e a utilização
de ambiente virtuais imersivos como a tecnologia Cave Automatic
Virtual Environment (CAVE), permite que os técnicos tenham à sua disposição
ferramentas que permitam a visualização e a interação com o seu
projeto, durante todo o processo de projeto, desde a conceção à obra,
auxiliando ainda a interação entre técnicos.
Com o objetivo de facilitar a simulação e visualização do projeto e a
comunicação entre especialistas é proposta a utilização da Realidade
Virtual Imersiva. O presente trabalho apresenta e explica um conjunto
de ferramentas que permitem ao projetista visualizar o projeto à escala
real, podendo este navegar e interagir com o edifício que idealizou num
ambiente de realidade virtual. Ao longo do trabalho foi desenvolvida uma
ferramenta de visualização em CAVE que incorpora os dados dos modelos
BIM realizados durante o projeto. Estes modelos são visualizados em
realidade virtual imersiva, local onde o utilizador pode e.g. selecionar elementos,
ver e acrescentar comentários e informação, tudo isto através
de uma interface de apresentação simples.Para averiguar se as funcionalidades são de fácil utilização e até que
ponto é possível introduzir esta aplicação no processo de projeto, foram
realizados testes de satisfação e usabilidade que permitem ainda verificar
onde podem ser realizadas melhorias. Para a realização destes testes
foi utilizado um edifício de dois pisos como caso de estudo.
Com os testes de usabilidade e satisfação concluiu-se que os participantes
consideraram que este tipo de aplicação pode tornar a comunicação
e exploração de projeto mais fácil, através da interação multimodal
(gestos e fala), a possibilidade de inserir comentários torna a aplicação
muito útil desde a fase inicial de projeto até a apresentação final.
en
The increase of complexity in architectural projects is mainly due to
more rigorous regulations and a current tendency to opt for complex shapes.
These factors increased the need to use computation’s technologies
during the design process since they can managed the information that
humans can’t. Thus, architect design processes have been changed.
The use of BIM software for developing the design project, and the use
of immersive virtual environment as Cave Automatic Virtual Environment
technology (CAVE), allows technicians to have at their disposal tools that
enable viewing and interacting with their project, during all the design process
from the conceptual phases to the construction work, also helping
the discussions between technicians.
In order to facilitate the visualization of the project and the communication
between experts it is here proposed the use of immersive virtual
reality. This work presents and explains a set of tools that allows users
to view the project in full scale, with which they can navigate and interact
with a design project in the virtual reality environment.
This tool incorporates the BIM models’ data developed during the project.
These models are then visualized in immersive virtual reality, where
the user can e.g. select elements, visualize and add comments and information,
through an easy to use interface.
To assess the satisfaction and usability of the proposed system
as well as what is the potential of using it in the projects process satisfaction and usability tests were done which also lead to what improvements
could be made to improve the system. In order to understand
how communication and design visualization can be improved by this tool,
tests were performed with, as case study, a building with two floors. With
these tests we could conclude that this application can make communication
and exploitation of the project thought multimodal interaction (gestures
and speech), and the possibility of inserting comments makes the
application helpful from the initial design phase until the final product.