Título
Arquitetura e ilustração - diálogo de duas partes na obra de Madelon Vriesendorp. A cidade, o Porto e a arte : residência artística em Sines
Autor
André, Susana Isabel Franco
Resumo
pt
Madelon Vriesendorp, esposa de Rem Koolhaas, foi a autora da maior parte das marcantes ilustrações que
fazem parte integrante e indissociável da obra seminal deste arquiteto, Delirious New York (1978),
especialmente a ilustração que lhe serviu de capa na sua 1ª edição. Até meados dos anos 1990, Madelon
continuaria a colaborar com o OMA, da qual foi cofundadora, ilustrando vários projetos do ateliê para a sua
apresentação a concursos e clientes.
Com efeito, a obra desta artista holandesa é um exemplo completo das virtuosidades e potencialidades da
ilustração no âmbito da arquitetura, nomeadamente a capacidade que tem de informar os mais diversos tipos
de trabalhos arquitetónicos, sejam de puro texto teórico, sejam de projeto prático.
Todavia, apesar de muitos ensaios sobre o papel do desenho na arquitetura, pouco pensamento existe sobre a
relação entre a Arquitetura e a Ilustração.
Assim, partindo da constatação desta lacuna, a presente dissertação propõe-se dar um contributo pioneiro para
uma reflexão sobre as relações entre estas duas artes. Esse exercício será realizado através de uma análise à
simbologia e aos códigos de representação gráfica da obra de Madelon Vriesendorp, informada em especial
pela nossa conversa e visita ao seu apartamento-estúdio em Londres, e com destaque para as suas ilustrações
no âmbito dos trabalhos de arquitetura teóricos e práticos do OMA como exemplo paradigmático da
proficuidade dessa relação.
en
Madelon Vriesendorp, wife of Rem Koolhaas, is the author of most of the striking illustrations which are an
integrant, indissociable part of the architect’s seminal text, Delirious New York (1978), especially the
illustration which was the cover of its 1st edition. Until the mid-1990s, Madelon would collaborate with OMA,
of which she was co-founder, by illustrating several of the studio’s projects for their presentation to
competitions and clients.
Indeed, the work of the Dutch artist is a thorough example of the virtuosities and potentialities of illustration
in the field of architecture, namely its capacity to inform the most diverse types of architectural works, either
pure theoretical texts or practical design projects.
However, despite many essays on the role of drawing in architecture, there is little thought about the
relationship between Architecture and Illustration.
Thus, from the realisation of this gap, this dissertation aims to give a pioneer contribute to a reflection on the
relationship between these two forms of art. This exercise will be carried out through an analysis of the
symbology and codes of graphical representation in the work of Madelon Vriesendorp, particularly informed
by our conversation and our visit to her apartment-studio in London, and with special attention to her
illustrations for the purpose of OMA’s theoretical and practical architecture works, as a paradigmatic example
of the fruitfulness of that relationship.