Título
Estratégias de integração escolar e social: Famílias de origem Ucraniana em Portugal
Autor
Castro, Maria Leonor Dias Duarte Gonçalves de Almeida
Resumo
pt
No final da década de 90, surge em Portugal um fluxo inesperado, abrupto e expressivo de imigrantes
com origem nos países do Leste europeu. Se, inicialmente, a estadia destes imigrantes em Portugal
podia ser encarada como temporária, o reagrupamento familiar poderá ser indicativo de uma intenção
de regresso ao país de origem mais tardia ou mesmo de fixação em território nacional.
Neste trabalho faz-se uma reflexão sobre a integração das famílias de origem ucraniana em
Portugal em diversas esferas sociais, dando-se especial enfoque à integração na Escola. Assim, através
da realização de entrevistas, analisaram-se as representações que este grupo de imigrantes tem da
escola e das aprendizagens escolares, as práticas de acompanhamento que desenvolvem e, ainda, o
contacto que mantêm com as suas raízes culturais. O estudo tenta, ainda, identificar quais as suas
maiores dificuldades de integração, bem como as expectativas de futuro.
A análise da informação recolhida permitiu perceber que há indícios de que uma parte
significativa dos imigrantes ucranianos pondera não regressar ao seu país de origem. Alguns já
compraram casa em Portugal e conseguiram reduzir o hiato entre as suas qualificações e a profissão
que desempenham. No que respeita à escolarização dos filhos, apesar de estas famílias serem muito
críticas em relação à escola portuguesa, verificou-se que algumas conseguem identificar aspetos muito
positivos e que reconhecem que os objectivos e o resultado final são muito semelhantes, tendo apenas
métodos diferentes. Ficou mais uma vez patente a importância da obtenção dos diplomas escolares em
Portugal.
en
In the late 90s, appeared in Portugal an unexpected, abrupt and expressive immigration flow with
origin in the Eastern European countries. If initially, the stay of these immigrants in Portugal could be
seen as temporary, family reunification may be indicative of an intention to return later to their
country of origin or even fixation on national territory.
This study reflects upon the integration of the families of Ukrainian origin in Portugal in
several social spheres, with particular focus on school integration. Thus, through the realization of
interviews were analysed the representations that this group of immigrants has of the school and
school knowledge, the monitoring practices that they develop, as well as how they maintain in contact
with their cultural roots. The study tries also to identify their greatest difficulties of integration, as well
as future expectations.
The analysis of the collected information has allowed to understand that there are signs that
many Ukrainian immigrants may not return to their country of origin. Some have already bought a
house in Portugal and were able to reduce the gap between their academic skills and the job they
perform. Regarding the education of children, although some families remain very critical about
Portuguese schools, they were able to identify some highly positive aspects and to recognize that at the
end, the objectives and results are very similar and just have different methods. It was once again
highlighted the importance of obtaining a school diploma in Portugal.