Título
Teatros e cineteatros municipais: uma reflexão sobre políticas, redes e equipamentos
Autor
Freitas, Maria Ana Pelica Garcia de
Resumo
pt
A Rede Nacional de Teatros e Cineteatros e a Rede Municipal de Espaços Culturais foram
lançadas em 1999 por iniciativa governamental, no âmbito das políticas de descentralização e
democratização cultural que caracterizaram os programas para a cultura no final do século XX
em Portugal. Esta dissertação pretende ser uma reflexão sobre a evolução das políticas culturais
que favoreceram o desenvolvimento destas redes de equipamentos e as suas respetivas forças e
limitações. Considerando o que é ou deve ser um teatro ou cineteatro municipal, esta análise
procura identificar os desequilíbrios entre o pesado investimento na construção de infraestruturas
e a dificuldade em estabelecer linhas orientadoras e condições logísticas e orçamentais para a
gestão e programação destes equipamentos, não esquecendo as carências significativas nesta
matéria até aos 1980 e tendo também em conta o impacto da recente conjuntura de crise
económico-financeira no país. Olhando com especial atenção para as questões relacionadas com
a programação, esta reflexão analisa ainda o surgimento de programas e redes de programação
complementares à atividade dos equipamentos.
en
Created by governmental initiative in 1999, the National Network of Theatres [Rede Nacional de
Teatros e Cineteatros] and the Municipal Network of Cultural Venues [Rede Municipal de
Espaços Culturais] are two significant projects resulting from public policies aiming at cultural
decentralisation and democratisation in Portugal in late 20th century. Based on these specific
cases, this dissertation examines the evolution of the Portuguese cultural policies that favoured
the development of networks, as well as their strengths and limitations. Furthermore, it draws
from what should be the mission of a municipal theatre to identify imbalances between the heavy
infrastructural investment and the lack of programming and managerial guidelines that
characterised the aforementioned networks, while acknowledging the lasting structural
deficiencies in the cultural sector until the 1980s and the recent financial hardship climate that the
country faced since 2008. Lastly, this analysis focuses on how the appearance of different
networks and collaborative programs seems to have come to complement the activities of many
of these municipal venues.