Título
The impact of using the SROI tool, an organizational perspective
Autor
Correia, Ana Margarida Lucas
Resumo
pt
Conhecendo o contexto de escassez de recursos e de grande competição no qual as Organizações do Terceiro Sector operam, mais do que ter uma missão de cariz social, elas têm sido fortemente pressionadas para demonstrar a sua eficácia e eficiência. Assim, mais do que nunca elas têm de dar prova do valor que criam aos seus financiadores, trabalhadores, beneficiários e à sociedade em geral.
Tendo isto em conta, o SROI tem vindo a ser usada por algumas organizações como uma ferramenta que atribui um valor monetário ao valor social que elas criam. Mas mais do que oferecer um rácio, o SROI promete um conjunto de benefícios às organizações que usam, nomeadamente em termos da sua prestação de contas para o exterior, como também da sua gestão estratégica.
Assim, e através de um estudo de caso, este trabalho de pesquisa tem como objectivo analisar o impacto organizacional que o SROI poderá ter nessas duas dimensões, i.e., na prestação de contas e na gestão estratégica da organização, ao estudar as suas percepções, os drivers e os resultados experienciados em relação à ferramenta SROI
en
Assuming the context of resources scarcity and great competition in which Third Sector Organizations are operating, more than be moved by a social motive, they have been strongly pressured to demonstrate their ability to be effective and also to be efficient. Thus, more than ever they have to prove the value of their work to funders, workers, beneficiaries and to society in general.
In this way, SROI have has been used by some organizations as a way to give a monetary value to the social value created by them. But more than return a ratio, SROI promises a set of advantages that could beneficiate organizations in terms of their accountability and strategic management dimensions.
Taking this into account, and using a specific case study, the purpose of this research work is to analyse the organizational impact of SROI according those two dimensions, i.e., as an accountability and/or strategic tool of the organization, by examining its perceptions, the drivers and the results experienced in relation to SROI.