Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Empresas
Título

Perfil de Cabo Verde

Autor
Fortes, Angélica da Cruz
Resumo
pt
Este trabalho teve como objectivo expandir e dar continuidade à pesquisa para obter o perfil de mais um país, Cabo Verde, e caracterizá-lo nas várias vertentes, no tocante a geografia, composição étnica e religiosa, histórica, sistema político, cultural, demográfica, economia e negócios, cultura e estilo de negociação. Exigiu uma pesquisa minuciosa para que fosse possível. Mas estivemos muito entusiasmados para o efeito, porque, o objectivo final era terminar o trabalho com qualidade de forma a ser útil para os profissionais da matéria e pessoas interessados em fazer negócios em Cabo Verde, disponibilizando mais informações de Cabo Verde. Começámos por descrever a metodologia que vai ser seguida para elaboração do trabalho, depois fizemos a caracterização geográfica e física de Cabo Verde, fazendo uma digressão histórica, composição étnica e religiosa, língua, estrutura social, demografia e artes, sistema político. Procedemos, depois ao estudo da economia e negócios, fazendo uma caracterização económica, sistema legal e ambiente empresarial em Cabo Verde. Procedemos em seguida ao estudo da cultura e estilo de negociação que é o enfoque deste trabalho, tendo em conta o objectivo que é proporcionar informações, para quem pretende investir em Cabo Verde. Introduzimos neste mesmo capítulo, o resultado do questionário internacional VSM 2013 aplicado. Apresentamos as conclusões do estudo no capítulo seis. Colocámo-nos a seguinte questão: quais as práticas culturais que as pessoas devem saber, no sentido de facilitar os negócios em Cabo Verde? Para respondê-la, aplicamos um questionário a um grupo de pessoas distribuídas nas ilhas habitadas de cabo Verde, demonstrando a metodologia e resultados do estudo nos capítulos 5 e 6 do trabalho. As respostas obtidas permitiram identificar as práticas da sociedade cabo-verdiana.
en
This work aimed to expand and continue the search for one more country profile, in this case, Cape Verde, and characterize it in all aspects regarding the geography, ethnic and religious situation, history, political system, culture, demography, economy and business, culture and trading style. It was demanded a very profound research so that their feasibility would be possible. But we were very excited for this result, because the ultimate goal was to finish the work with quality to be useful for professionals in the field and people interested on doing business in Cape Verde, allowing and providing more information about our country. We started by describing the methodology that will be followed for the construction of the work, then we did the geographical and physical characterization of Cape Verde, making a historical tour, ethnic and religious composition, language, social structure, demography and arts and political system. We proceed then to the study of the economy and business, making an economic characterization, legal and business environment system in Cape Verde. Then we proceeded to the study of the culture and the style of trading which is the focus of this work, knowing that the purpose is to provide information for those wanting to do business in Cape Verde. In this chapter we introduce the result of the international questionnaire VSM 2013.We conclude this work with chapter six, devoted to the final study´s conclusion. To this end, we put ourselves the following question: what are the cultural practices that people should know in order to facilitate business in Cape Verde? To answer our question we applied a questionnaire to a group of people distributed all over the country. The result allowed us to identify the practices of Cape Verdean society and compare them with other society.

Data

20-jul-2015

Palavras-chave

Business
Cabo Verde
África
Negócio
Comunicação intercultural
Intercultural communication

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo