Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Empresas
Título

A internacionalização das empresas cabo-verdianas para o mercado da CEDEAO, em contexto de diversidade cultural: o perfil do Mali

Autor
Pereira, Carlos Augusto Alves
Resumo
pt
Cabo Verde vem conseguindo enormes ganhos em termos de índice de desenvolvimento humano e do rendimento per capita, sendo que, desde 2004, é considerado país de rendimento médio. No entanto, devido aos impactos da crise internacional e às caraterísticas do mercado interno, os empresários cabo-verdianos estão interpelados a procurar novos mercados para exportar e estabelecer relações comerciais estratégicas, que não seja o tradicional mercado europeu. Neste contexto, defendemos que Cabo Verde deve procurar, com pragmatismo, novas oportunidades em mercados que estão em expansão, nomeadamente na CEDEAO. Acresce o fato de que, a partir de 2015, será implementada uma tarifa externa comum, neste mercado para o qual direcionamos apenas 0,1% das nossas exportações. Assim, entre os principais países da CEDEAO, esta dissertação estabelece como objetivo focar o Mali, devido aos progressos alcançados na última década e pelo conjunto de potencialidades de crescimento que possui. Esta investigação é desenvolvida com base no método descritivo, que permite enumerar os diversos aspetos que caraterizam o perfil do país e as oportunidades de negócios que os empresários cabo-verdianos podem ali encontrar. O contexto de diversidade cultural, entre os dois países, é analisado através dos modelos de conceituados investigadores nesta matéria, nomeadamente Hofstede e Gesteland. Deste modo, conclui-se, primeiro, que, não obstante os desafios estruturais da economia do Mali, os empresários cabo-verdianos podem encontrar neste mercado de 16 milhões de consumidores inúmeras oportunidades de negócio, acompanhado de uma crescente demanda, e, segundo, que a diversidade cultural, neste caso, não representa uma relevante barreira. Palavras-chave: , , e .
en
Cape Verde has achieving great winnings in terms of human development index per capita income. The country has been considered a medium income country since 2004. However the international crisis impacts and the internal market characteristics make cape-verdean entrepreneurs search for new export markets, other than European, and establish new trade relations. In this context we defend that Cape Verde should search for opportunities in expanding markets, especially in the ECOWAS. It is worth referring to the common external tariff that will be implemented, next year (2015), in this market to which only 0,1% of our exports are allocated. Thus this dissertation sets priority focus on Mali, due to its progress in the last decade and for its growth potential. This research work was developed based on the descriptive method. It allows us to describe different aspects that characterise the country’s profile and business opportunities which can be found by cape-verdean entrepreneurs. The cultural diversity between the two countries is analised through Hofstede and Gesteland cultural models. Thereby, it concludes first, despite Mali’s structural economic challenges, cape-verdean entrepreneurs can find in this 16 million consumer’s market great business opportunities, and second, in this case, the cultural diversity is not a relevant obstacle.

Data

23-jul-2015

Palavras-chave

Cabo Verde
África
Integração económica
Economic integration
Comércio internacional
International trade
CEDEAO
Traços culturais
ECOWAS
Cultural traits

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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