Título
International commercialization strategy: portuguese wine in China
Autor
Mendes, Ana Carolina Martins
Resumo
pt
A economia portuguesa é fortemente influenciada e condicionada pela indústria do
vinho, possuindo uma produção per capita e uma qualidade acima da média mundial. A
sua sustentabilidade e competitividade dependem da capacidade de acompanhar o
crescimento da concorrência, apostando nos mercados emergentes.
A República Popular da China é uma das economias emergentes com um
crescimento mais acelerado no mundo, experienciando a mesma trajetória de
crescimento a nível do consumo de vinho. Apesar de ser um dos maiores investidores
em Portugal e um dos países com o qual são atualmente efectuadas mais trocas
comerciais, a performance de vendas do vinho nacional na China tem ficado aquém das
suas potencialidades – especialmente quando comparado com o desempenho de França
e dos outros países produtores de vinho.
Tendo em consideração a importância estratégica desta indústria, é crucial que sejam
encontradas razões para explicar este fenómeno, de modo a melhor explorar as
oportunidades do mercado vitivinícola Chinês.
en
Portugal's economy is strongly built upon wine industry with a per capita production
and quality above average world indicators. Its sustainability and competitiveness
depends on being able to grow alongside its competitors while looking attentively to
emerging markets.
China is one of the fastest growing economies in the world with the corresponding
growth in wine consumption. Although China is one of the largest international trading
countries with Portugal, and one of its biggest investors, the wine sector has been
lagging, especially when compared with France or other wine producers.
Considering its strategic importance it is mandatory that reasons be found to explain
such fact with a focus on the Chinese opportunities in order to offer insights.