Título
Teste do ensino de língua gestual portuguesa usando jogo digital Gestual Life
Autor
Brito, Maria Luísa Costa Sola Terra de
Resumo
pt
Um dos problemas enfrentados por alguns elementos da nossa sociedade, nomeadamente
pela comunidade de surdos, trata-se da dificuldade de comunicar
utilizando a voz. Este problema levou esta comunidade a desenvolver o seu próprio
método de comunicação, método este que não é de ensino obrigatório para o
restante da sociedade criando uma barreira de interacção.
O Gestual Life, trata-se de um jogo que fornece um ambiente propício a que
qualquer pessoa interessada em aprender língua gestual portuguesa, possa dar os
primeiros passos na aquisição desse conhecimento. Pretende-se com esta ferramenta,
motivar a aprendizagem, introduzindo o utilizador a palavras utilizadas no
dia-a-dia e colocando à prova a obtenção desta informação.
Nesta dissertação será descrito o trabalho desenvolvido para reestruturar e
expandir a implementação original do Gestual Life, de modo a torná-lo totalmente
funcional como ferramenta, com vista a contribuir para colmatar esta barreira
presente na sociedade.
Os resultados obtidos dos testes realizados ao jogo, indicaram que o Gestual
Life possui capacidades para motivar a aprendizagem. O facto de proporcionar
uma experiência que incentiva à exploração demonstrou-se um factor relevante.
en
of the problems faced by some members of our society, particularly through
the deaf community, is their difficulty communicating using speech. This problem
led this community to develop their own method of communication. Learning this
method is not mandatory for regular kids which increases the interaction barrier.
Gestual Life is a game that provides an environment favorable for anyone that
is interested in learning portuguese sign language to take the first steps to acquire
this knowledge. The aim of this tool, is to motivate learning by introducing words
used in everyday life, and testing acquisition of this information.
This thesis describes the work overtook to restructure and expand the original
implementation of Gestual Life, in order to make it fully functional as a tool to
help to overcome this barrier present in society.
The results of the tests indicated that Gestual Life has capabilities to motivate
learning. The fact that it provides an experience that encourages free exploration
proved to be a relevant factor both to the game experience and the learning
performance.