Título
Multi branding selling in the airline industry the organization of a sales department in a multi-branding environment applied to IAG group
Autor
Silva, Melanie Saramago Oliveira da
Resumo
pt
Num mundo cada vez mais globalizado, a indústria da aviação civil tornou-se
essencial para os movimentos e o progresso no planeta. Pessoas, empresas, familias
dependem da sua capacidade de deslocação de um sitio para outro o mais
rapidamente possível.
Os gestores da aviação tiveram que andar para a frente à medida que as
companhias aéreas passaram de empresas públicas para as mãos de acionistas
privados. As estruturas de custos tiveram de mudar, enquanto simultaneamente as
empresas Low Cost apareciam no mercado. As companhias aéreas tiveram de se
adaptar a preços baixos e voar ficou mais acessivel para pessoas em todos os cantos
do mundo. Fusões, aquisições e negócios conjuntos tornaram-se formas essenciais
para a sobreviviência.
Ainda assim, várias destas companhias continuam a ser a imagem cultural dos
seus países de origem, sendo também muitas vezes as principais empresas
exportadoras desses mercados.
À medida que a companhias europeias se fundiam, os departamentos comerciais
tiveram de se readapatar, enquanto as equipas de vendas se converteram em equipas
multimarcas, deixando de ser só meros vendedores de uma única marca, apesar do
forte componente cultural que caracteriza cada uma.
Numa indústria que durante décadas nunca sofreu alterações significativas,
tendo equipas comercias muito conservadoras, viveu-se recentemente uma forte
transformação num curto período de tempo, durante o qual a adaptação se tornou um
factor chave para a sobrevivência das equipas de vendas.
Na IAG (International Airlines Group) a adaptação aconteceu quando o grupo se
formou com a junção de duas das mais importantes companhias europeias, British
Airways e Iberia, enquanto a Low Cost, Vueling, também se tornava membro do
grupo. Como consequência, as equipas de vendas em todo o mundo tiverem de ser
reorganizadas e preparadas para um ambiente multimarcas.
en
In a globalized world, the aviation industry has taken the ultimate importance for
the movement and the progress in the planet. People, business, families depend on
their capability to move from one place to another in the shortest time frame
possible.
The aviation management had to move forward as airlines passed from
governmental owned companies to private shareholders hands. Costs structures had
to change, while competition increased as Low Cost Carriers (LCC) appeared in the
market. Airlines had to adapt to lower prices and flying became more affordable for
people in all corners of the world. Mergers, acquisitions and joint ventures became
the ultimate form of survival.
Though, many of these carriers are still the cultural image of their home based
countries and also many times the largest exporter companies of these markets.
As mergers happened among airlines in Europe, commercial teams had to adapt,
and sales teams became multi-brand teams, they had to stop being only one brand
sellers despite the heavy cultural value each brand has.
In an industry that for decades did not have significant changes, having very
conservative sales teams, recently a strong transformation happened, in a very short
time period, and adaptation became a key factor for the survival of the new sales
people.
In IAG (International Airlines Group) this adaptation happened as the group was
formed by two of the most important carriers in Europe, British Airways and Iberia,
while at the same time Low Cost Carrier, Vueling, also became part of the holding.
Therefore, sales teams all around the world needed to be reorganized and prepared
for a multi-branding environment.