Título
Análise de conteúdo de informação na social media Facebook no setor dos festivais
Autor
Silva, Ana Filipa Pereira da
Resumo
pt
Cerca de 4,7 milhões de indivíduos estão presentes no Facebook em Portugal. Muitos destes se tornam seguidores de páginas de marcas todos os dias. O aumento do conteúdo partilhado entre marcas e utilizadores gerou novas oportunidades para análises de conteúdo.
Os objetivos gerais da análise são (i) o diagnóstico da presença com página oficial de Facebook pelos festivais realizados em Portugal; (ii) a observação do conteúdo publicado e comentado pelos seguidores, em três fases distintas (antes, durante e após o festival).
Os resultados revelam que 92% dos festivais estão presentes no Facebook oficialmente. Quanto maior o número de seguidores, maior a tendência para o festival atuar em mais que uma rede social.
O MEO Sudoeste possui uma média de posts superior ao NOS Alive. A temática mais publicada foi os “artistas”. As fotografias foram o conteúdo mais publicado correspondendo a 88% dos posts do NOS Alive e a 53% dos posts do MEO Sudoeste. É possível realçar que nos encontramos na era do conteúdo visual. As fotografias transmitem a mensagem de uma forma rápida e objetiva e por isso tendem a ser o tipo de conteúdo mais presente nas publicações.
Os avanços digitais fizeram-se sentir em várias áreas do Marketing, mas é sobretudo na publicidade onde se obteve mais mudanças. Torna-se assim importante e interessante o estudo que reflete a atuação destes eventos no contexto de social media, sendo este o contributo da presente dissertação.
en
About 4.7 million of people are on Facebook in Portugal. Many of these become fans of brand pages every day. The increase in shared content between brands and users generated new opportunities for content analysis.
The general objectives of the analysis are (i) the diagnosis of presence with the official Facebook page of the festivals realized in Portugal; (ii) the observation of the content published and commented by followers in three distinct phases (before, during and after the festival).
The results reveal that 92% of the festivals are on Facebook officially. The greater the number of followers, the greater the tendency for the festival to act in more than one social media.
MEO Sudoeste has an average higher posts than NOS Alive. The most published theme was the "artists". The photographs were the most published content corresponding to 88% of posts of NOS Alive and 53% of MEO Sudoeste posts. It can highlight that we are in the era of visual content. The photographs convey the message quickly and objectively and therefore tend to be the type of content in the most of the publications.
Digital advances were felt in several areas of Marketing, but isespecially in the publicity where we got more changes. It is therefore important and interesting study that reflects the performance of these events in the context of social media, which is the contribution of this dissertation.