Título
Gestão de erro e desempenho organizacional: Um estudo num grupo económico português
Autor
Oliveira, Margarida Sofia de Freitas
Resumo
pt
A globalização é uma realidade com impacto crescente, que impõe grandes desafios e
constantes mudanças no ambiente de negócios, exigindo das organizações cada vez
melhores desempenhos. As empresas têm de permanentemente, saber reinventar-se na
procura de vantagens competitivas diferenciadoras, que podem partir muitas vezes, dos
seus processos estratégicos de gestão.
Os erros são indissociáveis da própria natureza humana, dos fatores sistémicos
organizacionais e da interação de ambos. Assim, será impossível eliminá-los totalmente.
Compreender a gestão de erros e o seu impacto no desempenho organizacional, torna-se
pois, fundamental.
Esta investigação tem o propósito de desenvolver o conhecimento empírico sobre a
adoção de uma abordagem de gestão de erros nas organizações. Procurou construir um
modelo concetual, que permitisse compreender as variáveis influenciadoras do
desenvolvimento de uma abordagem de gestão de erros nas organizações e a sua
influência no desempenho organizacional. O estudo foi realizado num grupo
empresarial português. Fez-se uso de uma estratégia híbrida de investigação,
recorrendo-se a um estudo qualitativo, sob a forma de entrevistas semi-estruturadas a 10
gestores de topo, que resultou na elaboração e aplicação de um questionário, tendo-se
obtido uma amostra de 326 indivíduos. As principais técnicas estatísticas aplicadas
foram a análise de correlação e os modelos de regressão linear.
Os resultados indicam que o processo de gestão de erros nas empresas é influenciado,
positivamente, pela cultura de gestão de erro da organização e pela liderança. Os
resultados evidenciam ainda, uma forte influência positiva do processo de gestão de
erros, no desempenho organizacional. Perante tais resultados, acredita-se que os
gestores devem considerar implementar e definir políticas de gestão de erro no âmbito
da estratégia dos seus negócios, pois produzirão melhores resultados.
en
Globalization is a reality with increasing impact on the organizations’ strategy. It
imposes great challenges and constant changes in the business environment, forcing
organizations to give better performances. Companies must permanently reinvent
themselves in the search for differentiating competitive advantages. Competitive
advantages can often be sustained by the firms’ strategic management processes.
Errors are part of human nature, organizational systemic factors, and the interaction of
both. Thus, it is impossible to eliminate them entirely. Understanding the management
of errors and its impact on organizational performance is therefore, deemed to be
relevant.
This research aims to develop empirical knowledge on the adoption of an error
management approach in organizations. In order to understand the variables that
influence the development of an error management approach in organizations and its
impact on organizational performance, a conceptual framework was built.
The study was conducted in a Portuguese business group. A hybrid research strategy
was followed. It was used a qualitative study, using semi-structured interviews with 10
top managers, which resulted in the development and application of a survey
instrument. A sample of 326 questionnaires was obtained. Correlation and linear
regression models were the statistical techniques applied.
The results indicated that errors in the business management process are positively
influenced by the organizational culture of error management and by leadership. They
also showed a strong positive influence of the error management process on
organizational performance.
These results suggest that managers should consider defining and implementing error
management policies as part of their business strategy definition, as it will lead to better
results.