Título
Transição biográfica inacabada: Transições para a vida adulta em Portugal e na Europa na perspectiva do curso de vida
Autor
Nico, Magda Lalanda
Resumo
pt
As mudanças sociais no curso de vida durante o período de transição para a vida adulta,
especialmente na esfera que tende a ser mais esquecida - a habitacional - constituem o objecto
de estudo desta tese. Para o abordar, atravessa-se a variada paleta metodológica proposta pela
perspectiva do curso de vida, usando escalas e instrumentos de análise entre uma perspectiva
macro, baseada em dados quantitativos retirados de inquéritos representativos de vários países
europeus sobre o timing e a ocorrência dos eventos de transição (neste caso o European Social
Survey 2006); e uma perspectiva micro que, usando dados qualitativos, de fonte primária, de
entrevistas de carácter biográfico e da aplicação de calendários de vida, permite abordar
fenómenos em que a intencionalidade da acção, a adaptação estratégica e a reflexividade
assumem uma maior importância. A comparabilidade entre países e coortes etárias foi posta
em prática na análise das sequências das transições e da desestandardização do curso de vida,
bem como da heterogeneidade, ao longo do tempo e do espaço, do ritmo com que ocorre a
(primeira) saída de casa dos pais. Através dos dados recolhidos junto de 52 jovens, resultado
de entrevistas de carácter biográfico e de aplicação de calendários de vida, analisou-se
igualmente a sincronização das trajectórias residenciais com as das restantes esferas da vida,
bem como os redireccionamentos do curso de vida, os chamados “turning points”,
sublinhando, desta forma, o carácter holístico da transição para a vida adulta.
en
The social changes in the life course during the period of transition to adulthood, namely the
ones that occur in the most forgotten sphere of transition, the residential one, were the main
topic of this research. To approach this topic, this thesis crosses the diversified
methodological palette proposed by the life course perspective, one that goes from a macro
perspective, based in quantitative data from large scale surveys, representative of several
European countries (such as, in this case, the European Social Survey 2006), to a micro
perspective that by being based in qualitative data from a primary source, biographical
interviews and life calendars, makes the analysis of phenomenon where the intentionality of
the action, the strategic adaptation and the reflexivity assume a greater importance, possible.
The comparability between countries and cohorts was present in the analysis of the sequences
of the transitions and of the destandardization of the life course, as well as of the
heterogeneity, across time and space, of the leaving home transition. Through data collected
among 52 young adults, with biographical interviews and life calendars, the synchronization
of the residential trajectories and the moments of re-directing the life course, the so-called
turning points, where also analysed. This strategy underlined the holistic character of
transitions to adulthood.