Título
Futuros convergentes?: Processos, dinâmicas e perfis de construção das orientações escolares e profissionais de jovens descendentes de imigrantes em Portugal
Autor
Gomes, Sandra Cristina Mateus
Resumo
pt
Este estudo foca-se nas orientações de futuro, escolares e profissionais, dos jovens filhos de
imigrantes, alunos do 9º ano de escolaridade, na transição para o ensino secundário. A
investigação visou o modo como as pertenças étnica, socioeconómica e de género, por um
lado, e a trajectória e situação escolar, por outro, se entrecruzam e concorrem na definição das
aspirações de futuro. Sustentou-se numa abordagem multidimensional e no desenvolvimento
de uma metodologia multi-método, que incluiu um questionário a 1194 alunos (405
descendentes de imigrantes), em 13 escolas, nos distritos de Lisboa, Setúbal e Faro, bem
como a realização de um conjunto de entrevistas a agentes escolares, jovens descendentes e
seus progenitores. Procedeu-se à caraterização das condições objetivas e subjetivas de
experiência na família e na escola, à identificação das modalidades relevantes de orientação
para o futuro escolar e profissional, tal como ao aprofundamento do conhecimento sobre a
produção social das orientações juvenis, compreendendo a sua emergência, morfologia e
significação. Procurou-se analisar o impacto da etnicidade na produção social das orientações
e a sua relação com os processos de integração na sociedade portuguesa. O exercício de
análise culminou na construção de uma tipologia de projectos de futuro. A análise tipológica
possibilitou a compreensão da diversidade de modos de projeção de futuro, e a identificação
das constelações específicas de condições sociais, escolares, migratórias e subjectivas
associadas.
en
This study focuses on the educational and occupational orientations to the future among
young children of immigrants, in the context of completion of compulsory schooling and
transition to higher education. Research aimed at how the ethnic, socio-economic and gender
affiliations, on the one hand, and the school path and situation, on the other, intersect and
compete in defining the future aspirations. We proceeded to the characterization of the
objective and subjective conditions of experience in family and school, to the identification of
the relevant future orientation modalities, in addition to the development of the knowledge about the social production of youth orientations, including their emergence, morphology and
meaning. The impact of ethnicity on the social production of future orientations and their
relationship to the processes of integration into Portuguese society is examined. The
analytical exercise culminated in the construction of a typology of projects of future. The
typological examination enabled the understanding of the diversity of modes of projection in
the future, as well as the identifying of the specific associated clusters of social, educational,
migratory, and subjective conditions.