Teses e dissertações

Doutoramento
Sociologia
Título

Futuros convergentes?: Processos, dinâmicas e perfis de construção das orientações escolares e profissionais de jovens descendentes de imigrantes em Portugal

Autor
Gomes, Sandra Cristina Mateus
Resumo
pt
Este estudo foca-se nas orientações de futuro, escolares e profissionais, dos jovens filhos de imigrantes, alunos do 9º ano de escolaridade, na transição para o ensino secundário. A investigação visou o modo como as pertenças étnica, socioeconómica e de género, por um lado, e a trajectória e situação escolar, por outro, se entrecruzam e concorrem na definição das aspirações de futuro. Sustentou-se numa abordagem multidimensional e no desenvolvimento de uma metodologia multi-método, que incluiu um questionário a 1194 alunos (405 descendentes de imigrantes), em 13 escolas, nos distritos de Lisboa, Setúbal e Faro, bem como a realização de um conjunto de entrevistas a agentes escolares, jovens descendentes e seus progenitores. Procedeu-se à caraterização das condições objetivas e subjetivas de experiência na família e na escola, à identificação das modalidades relevantes de orientação para o futuro escolar e profissional, tal como ao aprofundamento do conhecimento sobre a produção social das orientações juvenis, compreendendo a sua emergência, morfologia e significação. Procurou-se analisar o impacto da etnicidade na produção social das orientações e a sua relação com os processos de integração na sociedade portuguesa. O exercício de análise culminou na construção de uma tipologia de projectos de futuro. A análise tipológica possibilitou a compreensão da diversidade de modos de projeção de futuro, e a identificação das constelações específicas de condições sociais, escolares, migratórias e subjectivas associadas.
en
This study focuses on the educational and occupational orientations to the future among young children of immigrants, in the context of completion of compulsory schooling and transition to higher education. Research aimed at how the ethnic, socio-economic and gender affiliations, on the one hand, and the school path and situation, on the other, intersect and compete in defining the future aspirations. We proceeded to the characterization of the objective and subjective conditions of experience in family and school, to the identification of the relevant future orientation modalities, in addition to the development of the knowledge about the social production of youth orientations, including their emergence, morphology and meaning. The impact of ethnicity on the social production of future orientations and their relationship to the processes of integration into Portuguese society is examined. The analytical exercise culminated in the construction of a typology of projects of future. The typological examination enabled the understanding of the diversity of modes of projection in the future, as well as the identifying of the specific associated clusters of social, educational, migratory, and subjective conditions.

Data

10-abr-2015

Palavras-chave

Identity
Projects
Integration
Juventude
Identidade social
Integração social
Aspirações
Aspirations
Projetos
Descendentes de Imigrantes
Children of Immigrants
Orientações de futuro
Future orientations
Educação -- Education
Etnicidade -- Ethnicity
Cultura juvenil -- Youth culture

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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