Título
Signalling with Dividends? New Evidence from Europe
Autor
Vieira, Elisabete Fátima Simões
Resumo
pt
A política dos dividendos é um dos tópicos mais debatidos na literatura financeira. Uma das suas vertentes baseia-se no conteúdo informativo dos dividendos, que impulsionou a investigação tanto a nível teórico como prático. De acordo com a hipótese da sinalização dos dividendos, o anúncio da alteração dos dividendos afecta a rendibilidade das acções pois transmite ao mercado as previsões dos gestores acerca das perspectivas futuras das empresas. Uma questão interessante, e ainda não explorada, é a evidência empírica de uma reacção adversa do mercado às variações dos dividendos.
Esta dissertação analisa os pressupostos clássicos da hipótese da sinalização dos dividendos. Não encontramos evidência de uma relação positiva entre os anúncios de variação de dividendos e a reacção do mercado para o mercado francês, e apenas uma fraca evidência para as amostras de Portugal e do Reino Unido. Depois de controlarmos a não linearidade dos lucros, os resultados sugerem que as variações de dividendos não sinalizam variações nos lucros futuros. Contudo, encontramos alguma evidência, especialmente no Reino Unido, para o fenómeno designado “window dressing” e para a hipótese da maturidade.
Foi efectuada uma análise inovadora para investigar a relação entre a reacção do mercado às variações de dividendos e as alterações nos lucros futuros. Pretende-se compreender porque é que por vezes o mercado reage negativamente (positivamente) a aumentos (diminuições) de dividendos. Adicionalmente, tentamos identificar factores específicos das empresas que contribuam para a reacção adversa do mercado. A evidência sugere que empresas com uma reacção negativa aos anúncios de aumento de dividendos têm, em média, maior dimensão, bem como um crescimento dos lucros e um nível de endividamento mais baixos.
en
The dividend policy is one of the most debated topics in the finance literature. One of the different lines of research on this issue is based on the information content of dividends, which has motivated a significant amount of theoretical and empirical research. According to dividend signalling hypothesis, dividend change announcement trigger share returns because they convey information about managementâ s assessment of firmsâ future prospects. An interesting issue, not yet explored, is the empirical evidence of an adverse market reaction to dividend changes.
We analyse the classical assumptions of dividend signalling hypothesis. The evidence gives no support for a positive relation between dividend change announcements and the market reaction for French firms, and only a weak support for the Portuguese and UK firms. After accounting for non-linearity in the mean reversion process, the global results do not give support to the assumption that dividend announcements are positively related with future earnings changes. Nevertheless, we found some evidence, especially in the UK market, of the window dressing phenomenon and the maturity hypothesis.
We introduce a new approach to investigate the relationship between the market reaction to dividend changes and future earnings changes with the purpose of understanding why the market sometimes reacts negatively (positively) to dividend increases (decreases). Moreover, we try to identify firm-specific factors that contribute in explaining the adverse market reaction to dividend change announcements. The evidence suggests that firms with a negative market reaction to dividend increase announcement have, on average, higher size, lower earnings growth rate and lower debt to equity ratios.