Título
Os jovens, o consumo e a identidade: uma trilogia contemporânea? O consumo de marcas de vestuário e de calçado e a construção identitária juvenil
Autor
Santos, Cristina Alexandra Figueiredo
Resumo
pt
Com a presente investigação pretende-se compreender qual o lugar que o consumo de marcas
de vestuário e de calçado ocupa na construção identitária juvenil, bem como aferir se existem
desigualdades nas representações e nas práticas de consumo, tendo em conta o género e a
classe social de origem da população em estudo. Numa perspectiva complementar,
procuramos apurar se a publicidade exerce alguma influência no processo de decisão de
compra no supracitado sector. Para o efeito, apostámos numa triangulação, aplicando, numa
fase inicial, um inquérito por questionário, seguido da realização de grupos focais. Os nossos
resultados indicam que o consumo de marcas de vestuário e de calçado poderá contribuir para
a formação identitária juvenil, particularmente no caso das raparigas, e que há algumas
diferenças de género e de classe nas valorizações e nos padrões de compra. Por outro lado, a
publicidade não foi considerada uma importante fonte de influência na escolha de marcas de
vestuário e de calçado.
en
The aim of this research is to understand what is the place that the consumption of clothing
and footwear brands occupies in youth identity construction, as well as assess whether there
are inequalities in consumption representation and practices, taking into account gender and
social class of the study population. In a complementary perspective, we try to determine
whether advertising exerts some influence on the purchase decision process in the
aforementioned sector. To this end, we choose a triangulation, applying, in an early stage, a
questionnaire survey, followed by focus groups. Our results indicate that consumption of
clothing and footwear brands can contribute to youth identity formation, particularly for girls,
and that there are some differences of gender and class in valuations and buying patterns. On
the other hand, advertising was not considered an important source of influence on the choice
of brands of clothing and footwear.