Título
Behavioural water resource economics: Behavioural applications to the residential water sector
Autor
Correia, Ricardo Emanuel Sarmento
Resumo
pt
A água é um recurso natural que se encontra sobre risco de escassez no futuro
(Griffin, 2006), apesar dos avanços recentes quer na promoção do uso de instrumentos
económicos (European Commission, 2007) e de princípios de governance (OECD,
2015), bem como na declaração da água e do saneamento como direitos humanos
desde 2010 (Albuquerque and Roaf, 2012). A economia comportamental tem sido
tema central na agenda política da União Europeia (Van Bavel et al., 2013), contudo
não existe nenhuma ponte que unifique estas áreas. Esta tese centra-se nesta relação
inexplorada sugerindo a economia comportamental aplicada aos recursos hídricos.
Em primeiro lugar, após a introdução geral do capítulo 1, é realizada uma
revisão da literatura no capítulo 2 e são identificadas quatro ideias seminais de aplicações
económicas comportamentais na gestão dos recursos hídricos: bloco tarifário
de referência, elasticidades assimétricas, transação de referência, e comparação social
usando um consumo de referência.
O capítulo 3 contribui para definir um perfil dos consumidores domésticos
portugueses de água, especialmente sobre as suas perceções. No geral, conclui-se que
os consumidores apresentam algumas perceções que divergem da realidade, tendo
reduzido nível de conhecimento sobre o preço médio e o consumo mensal de água
percebidos. No entanto, apresentam um elevado nível de conhecimento da sua conta
de água mensal (CAM).
O capítulo 4 continua a explorar os efeitos da perceção do consumidor, neste
caso, na adoção de comportamentos de poupança de água em usos exteriores e
interiores, bem como novas extensões aos hábitos modernos de pagamento, tais como
a utilização de débito direto e de fatura eletrónica. Adicionalmente, os fatores que
determinam a decisão de beber preferencialmente água da torneira são analisados,
sendo que a perceção sobre o preço ser justo parece influenciar moderadamente a
escolha de beber água da torneira. As evidências do capítulo 3 fomentaram a análise
dos fatores que influenciam a probabilidade do consumidor ter ou não pontos de
referência (i.e., preço médio de água, consumo de água mensal e CAM percebidos).
As evidências comportamentais sugerem que a (in)justiça de preço percebida afeta
os comportamentos analisados, bem como a existência de um efeito de justiça de
preço percecionada (JPP) que afeta o ponto de referência relativo ao preço da água
e constitui uma novidade na literatura.
Estas últimas evidências incentivaram o desenvolvimento de um quadro conceptual
para medir sistematicamente a JPP, sob a forma de um índice global, de acordo
com o capítulo 5. Este estudo propõe um modelo conceptual de JPP e variáveis para medir os seus determinantes, nomeadamente: clareza do preço, justiça distributiva,
comportamento consistente, credibilidade do preço, honestidade do preço, respeito e
consideração pela contraparte e tratamento justo.
O capítulo 6 apresenta um novo modelo de escolha discreta/contínua com
preferências baseadas em referências. Os principais resultados teóricos são baseados
em três cenários de pontos de referência. No caso do primeiro bloco como ponto de
referência, os consumidores no segundo bloco sofrem um efeito de perda que os fará
diminuir os seus consumos. Quando o segundo bloco é a referência, os consumidores
do primeiro bloco irão aumentar o seu consumo devido a um efeito de ganho. No
último caso, quando a referência é o preço médio baseada nos dois blocos anteriores
irá ocorrer uma situação de "concentração" em torno do ponto onde as mudanças de
bloco ocorrem.
Finalmente, o capítulo 7 resume as principais contribuições. Esta tese constitui
um contributo que poderá ser útil para reformular a gestão dos recursos hídricos, e
consequentemente, as políticas públicas de água, através da utilização de evidências
comportamentais. Este trabalho advoga uma abordagem holística das teorias neoclássica
e comportamental e propõe novas direções de investigação para promover o
consumo sustentável da água.
en
Water is a natural resource whose scarcity is very likely to rise in the future
(Griffin, 2006), in spite of recent breakthroughs regarding the promotion of economic
instruments (European Commission, 2007) and governance principles (OECD, 2015),
as well as the declaration of water and sanitation as human rights since 2010
(Albuquerque and Roaf, 2012). Behavioural economics has been on the agenda of
European Union policies (Van Bavel et al., 2013), however there is no bridge linking
these two fields. This thesis focuses on this unexplored relationship, suggesting
behavioural water resource economics.
Firstly, after the general introduction on chapter 1, a literature review is
conducted on chapter 2 where four seminal ideas of behavioural economic applications
to water management are identified: reference block pricing, asymmetric elasticities,
reference transaction, and social comparison using reference consumption.
Chapter 3 contributes to a profile of Portuguese residential water consumers,
especially focused on consumer perceptions. Consumers appear to exhibit some
misperceptions and low awareness of average price and monthly water consumption,
although they exhibit high awareness of their bill.
Chapter 4 continues to explore the effects of consumer perceptions, in this
case, on the decision to adopt outdoor and indoor water-saving behaviours, as well
as new extensions to modern billing standards, such as direct debit payment and
electronic billing. The findings of chapter 3 lead to the study of factors influencing the
consumer’s probability to have reference points (for the average water price, monthly
water consumption and bill). Overall, the behavioural findings suggest that price
(un)fairness plays a role on water choices. Moreover, results show a perceived price
fairness (PPF) effect that affects the reference point about water price, a novelty in
the literature. Additionally, the factors driving the decision to prefer to drink tap
water are analysed. Consumer perception about price fairness seem to influence this
choice.
These last evidences lead to the development of a conceptual framework to
systematically measure PPF, as a global index, on chapter 5. This study proposes a
conceptual model and variables to measure the determinants of PPF: price clarity,
distributive fairness, consistent behaviour, price reliability, price honesty, respect and
regard for the partner and fair dealing.
Chapter 6 presents a new discrete/continuous model for consumer choice with
reference-dependent preferences. The main theoretical results are based on three
scenarios of reference points. In the case where the first block is a reference point,consumers in the second block will suffer a loss effect which will decrease their
consumption. When the second block is the reference, the first-block consumers will
increase their consumptions influenced by a gain effect. In the last case, when the
reference is the average price, "bunching" will occur around the point where block
shifts happen.
Finally, chapter 7 discusses the main contributions. Overall, these contributions
may be helpful to reshape water management and consequently water policies,
through the use of behavioural findings. This work advocates a holistic approach
of neoclassical and behavioural theories and further avenues to promote sustainable
water consumption are proposed.