Título
Oficiais da Guarda Nacional Republicana: Uma análise sociológica
Autor
Bessa, Fernando José da Conceição
Resumo
pt
A concretização do presente trabalho de investigação teve como objectivo central a produção de
um conjunto de novos conhecimentos teóricos e substantivos sobre os oficiais da Guarda
Nacional Republicana (GNR) e sobre os alunos que frequentam as escolas de formação das
Forças de Segurança europeias tipo gendarmerie. Procura identificar, sempre em ligação com o
trajecto histórico da GNR, as várias modalidades de acesso ao quadro permanente de oficiais
para depois se efectuar uma caracterização sociográfica destes mesmos oficiais, para se conhecer
a sua origem social, as suas orientações profissionais, as suas ligações ao meio militar e policial,
as suas expectativas e as suas representações sobre a instituição e sobre a sua vida para além dos
muros dos quartéis. Esta investigação é alargada aos jovens que frequentam os cursos de oficiais
na GNR, na Gendarmerie Nationale francesa, na Marechaussee holandesa e na Guardia Civil
em relação às mesmas variáveis. Aborda-se o uso da força pelo Estado, a necessidade de criação
das Forças de Segurança, o conceito de polícia, discute-se a polícia como profissão ou ocupação,
discutem-se as dificuldades que se apresentam ao estudo da polícia e utiliza-se o modelo de
Charles Moskos para averiguar as orientações profissionais dos oficiais e dos alunos, bem como
a existência de uma cultura diferenciada. A estratégia metodológica definida é de carácter
quantitativo com recurso ao inquérito por questionário desenvolvido para aprofundar os
conhecimentos sobre os oficiais da GNR e os sobre jovens, futuros oficiais, desta Força de
Segurança e das restantes forças europeias tipo gendarmerie que se encontram em formação.
Com a realização da presente investigação, verificou-se que o estudo da polícia é muito recente,
anos 60 do Séc. XX, que tem esbarrado em vários obstáculos e que em Portugal o seu estudo é
ainda mais recente. Sobre os oficiais da GNR concluiu-se que os mesmos acederam ao quadro
permanente através de quatro modalidades de acesso distintas. São oriundos de todas as classes
sociais, mas existe diferenciação em relação à modalidade de acesso. A maioria dos oficiais não
tem familiares ligados às Forças de Segurança e às Forças Armadas e as razões que mais os
motivaram a concorrer à GNR são de carácter institucional, bem como as suas orientações
profissionais. Consideram-na uma força essencial para a defesa dos direitos dos cidadãos com
uma identidade única que deve ser mantida. O que lhe provoca mais satisfação no quotidiano
laboral são o desempenho de diferentes funções e a autonomia no desempenho das mesmas. São
unânimes em concordar com a participação da GNR em missões internacionais e têm como
principais expectativas ascender numa carreira profissional, pertencer a uma instituição secular e
socialmente prestigiada e concretizar um sonho. Referem que gostam de aprender coisas novas,
de preparar e planear o futuro e que se sentem realizados com o que fazem no dia-a-dia. São
cidadãos optimistas, positivos e a sua vida aproxima-se daquilo que realmente desejam não se
considerando, em momento algum, uns falhados.
Em relação aos alunos das várias Forças de Segurança tipo gendarmerie, verificou-se que a
maioria dos que foram admitidos são homens, mas as mulheres já apresentam percentagens que
se podem considerar relevantes para a profissão em causa. A família assume-se como um factor
influenciador na decisão de concorrer às Forças de Segurança e esta influência é mais importante
quando existem familiares militares ou polícias. Apesar de não considerarem as Forças de
Segurança uma opção aliciante, discordam que o trabalho no seio das mesmas seja rotineiro e
que os filhos dos polícias ou militares sejam os mais aptos para servir nas mesmas. A origem
social dos alunos é diferenciada em função do país de origem e o que mais os motivou a
concorrer foi a possibilidade de desempenharem uma função para a qual têm vocação, as suas
orientações profissionais são de carácter institucional e têm como expectativa ascender numa
carreira profissional. Adoram aprender coisas novas, de planear o futuro e estão satisfeitos com a
família, com os amigos e com o trabalho, o que lhes permite serem optimistas e positivos.
Com o estudo verificou-se que, apesar das diferenças temporais, há mais pontos de convergência
do que divergência entre os dois universos em estudo.
en
and substantive knowledge about the National Republican Guard (GNR) officers and students
who attend school training at European security forces such as gendarmerie. It aims to identify,
taking into account the history of the GNR, the officers various modalities of access to the
permanent staff of officers and afterwards make a sociographic characterization of these same
officers, in order to find out their social background, the reasons to aplly for GNR, their
professional orientation, their family connections to the military and police, their expectations
and their representations about the institution and about their life beyond the walls of the
barracks. This research is extended to include young people who attend courses to be officers in
the Portuguese National Guard, in the French Gendarmerie, in the Dutch Marechaussee and in
the Spanish Guardia Civil for the same variables. We approach the use of force by the state, the
need for the creation of security forces, the concept of police, we discuss the police as a
profession or occupation. We discuss the difficulties that present themselves to the study of the
police and we use Charles Moskos' model to investigate the professional orientations of officers
and students as well as the existence of a distinct culture. The strategic methodology adopted is
quantitative in nature and uses the questionnaire designed to increase knowledge about GNR
officers and the young future officers, of this security force and the other type of European
gendarmerie forces being trained.
According to the present investigation, the police study is recent (referring to the 60s of the 20th
century), has faced various obstacles so far and its study is even more recent in Portugal.
Regarding GNR officers, it was concluded they joined the permanent staff through four different
modalities of access. Despite belonging to all social classes, the officers diverge in terms of the
modalities to access. Most of the officers do not have relatives working in the Security Forces
and Armed Forces and the reasons that motivate them to apply for the GNR are institutional as
well related with their professional orientation.
The GNR is considered an essential force to defend the citizens with a specific identity that must
be maintained. Officers are mostly pleased by the different functions they can perform as well
as the autonomy they can experiment in their daily work. They unanimously agree with the
participation of the GNR in international missions and have as main expectations to grow
professionally, to belong to a secular and socially prestigious institution and to make a dream
come true. It is referred that these officers like to learn new things, prepare and plan the future
and that they feel complete with what they do day after day. They are optimistic citizens,
positive and their life is close to what they really want, and is never considered like a failure.
Regarding the students of the various Security Forces such as gendarmerie, the majority of the
admitted staff were men, however percentage of women can be taken into account. The family is
assumed as an influencing factor in the decision of applying to the Security Forces and this
influence is even more important when there is military family.
Although not considering the Security Forces as an attractive option, students disagree that the
job is a routine and that the sons of officers are the most able to serve in the Security Forces. The
social origin of the students is different according to the country they came from and what gave
them more motivation to serve in the Security Forces was the possibility to play a role they feel
naturally appointed for, their professional orientations are based on the institutional reasons and
have as a goal to rise in the professional career. They enjoy learning new things, planning the
future and are happy with the family, friends and their work, what allow them to be optimistic
and positive. The conclusion of this study was that despite the differences in terms of time, the
convergent points between the two studied universes outnumber the divergent ones.