Título
Modernidade, religiosidade e universidade
Autor
Coutinho, José Maria Martinha de Castro Pereira
Resumo
pt
Os objectivos desta tese passam pelo conhecimento e pela compreensão, em primeiro lugar, das
crenças e das práticas católicas, assim como das atitudes relativamente ao casamento, à vida e à
sexualidade; em segundo lugar, das recomposições religiosas; por último, da socialização religiosa.
Foram aplicados quinhentos inquéritos a alunos do terceiro ano das universidades públicas de Lisboa,
distribuídos pelas várias áreas de ensino.
As crenças católicas comportam três clusters: católicos mais convictos, católicos menos
convictos e ateus/agnósticos. As práticas católicas abrangem igualmente três clusters: católicos mais
praticantes, católicos menos praticantes e não praticantes. As atitudes compreendem também três
clusters: seguidores mais fiéis, seguidores menos fiéis e não seguidores. Do cruzamento destes três
conjuntos de clusters, surgem identicamente três clusters da religiosidade católica: católicos nucleares,
católicos intermédios e não católicos. Estes reformulam-se ao serem cruzados com os dados sobre os
aspectos da vida. Os católicos nucleares tornam-se os ortodoxos sociocentrados; os católicos
intermédios convertem-se em heterodoxos ambiciosos; os não católicos ficam os descrentes activistas
e hedonistas.
As crenças, as práticas e as atitudes conformes a doutrina católica aumentam dos não católicos
para os católicos nucleares, assim como a generalidade dos parâmetros da socialização. Os amigos são
escolhidos de acordo com a proximidade da posição religiosa. A socialização religiosa será, à partida,
maior dos não católicos para os católicos nucleares. As crenças não católicas são maiores nos católicos
intermédios. Das práticas não católicas, a leitura de horóscopo apresenta-se como a única relevante,
sendo mais elevada igualmente nos católicos intermédios.
en
This thesis pursues three interrelated goals: first, an approach to the catholic beliefs and practices
along with attitudes towards marriage, life and sexuality within undergraduate students; in second the
problem of the religious patchwork; third, religious socialization. The findings are based upon a five
hundred inquiries of third-year undergraduate students of Lisbon public universities in several
subjects.
The catholic beliefs include three clusters: more assured Catholics, less assured Catholics and
atheists/agnostics. Catholic practices cover three clusters: more practicing Catholics, less practicing
Catholics and non-practicing. The attitudes comprise too three clusters: more faithful followers, less
faithful followers and non-followers. Crossing these three sets of clusters, emerge identically three
clusters of catholic religiosity: nuclear Catholics, intermediate Catholics and non-Catholics. These are
reformulated being crossed with life aspects data. The nuclear Catholics become socio-centred
orthodox; the intermediate Catholics turn into ambitious heterodox; the non-Catholics are converted
into activists and hedonists unbelievers.
The beliefs, practices and attitudes aligned with catholic doctrine grow from the non-Catholics
to the nuclear Catholics, as well as most of the socialization parameters. Friends are chosen among
those with a close religious position. Religious socialization similarly grows from non-Catholics to
nuclear Catholics. Non-catholic beliefs are higher in intermediate Catholics. Horoscope reading is the
only relevant non-catholic practice, being equally greater in intermediate Catholics.