Título
Plano de negócios: criação de um negócio de street food
Autor
Martinho, Diana Filipa Oliveira
Resumo
pt
O presente trabalho refere-se à criação de um novo negócio, assentando na concepção de um
plano de negócios para a criação de uma infraestrutura móvel de Street Food que contará com
a Cidade de Coimbra como localização privilegiada
O presente trabalho tem como objectivo perceber a viabilidade de abertura de um serviço de
Street Food. Para tal, foi realizada uma revisão da literatura com uma análise aos conceitos de
Street Food e Street Vendors, a forma como surgiram no mercado, bem como, o modo como
este tipo de negócio é percebido pelos clientes e o seu impacto nas cidades. Nas restantes
secções do plano de negócios é realizada uma análise envolvente externa e do funcionamento
interno do negócio e a uma avaliação financeira do projeto.
Neste sentido, o plano de negócios desenvolvido mostra que, mesmo em tempos de
instabilidade económica e política, existem novas tendências no mercado com perspetivas de
crescimento, prontas a serem exploradas. Como tal, refere que é possível desenvolver
negócios que criem valor no mercado e apresentem uma oferta diferenciadora.
en
The present work refers to the constitution of a new business, consisting of the definition of a
business plan regarding the creation of a mobile Street Food infrastructure, which will have
the city of Coimbra as its privileged location.
The aim of the present work is to understand the viability of opening a Street Food service.
With that in mind, a review of the literature was made so as to analyze the concepts of Street
Food and Street Vendors, the way they appear in the market, and the way in which this type
of business is perceived by the clients, as well as its impact on the cities. In the remaining
sections of the business plan, included a support analysis and a financial evaluation of the
project.
Thus, the business plan in question shows that, even during times of political and economic
instability, there are new market trends with growth prospects, ready to be explored. As such,
it avoid to the possibility of developing businesses capable of creating market value and
putting forward a differentiating offer.