Título
Licenciados do “Gueto”: percursos escolares de contratendência
Autor
Carvalho, Admir
Resumo
pt
A presente investigação vem dar a conhecer os trajetos académicos bem-sucedidos de
pessoas dos chamados “guetos” e oriundas das classes populares. O senso comum mostra que
há uma ideia socialmente generalizada de que estes indivíduos tendem a não ser bemsucedidos, em várias áreas, pelas suas ligações territoriais (estigma) e/ou pelas suas baixas
condições socioeconómicas, ou seja, tendem a reproduzir exatamente os mesmos estilos de
vida, costumes e posições sociais dos seus progenitores. A sociologia mostra-nos que, não só
nesses contextos existe uma grande variabilidade interna, como a nossa construção social
também é, mas não só, produzida por várias influências exteriores ao seio familiar e aos
territórios de residência, que podem funcionar como “rampas de lançamento” para novas
experiências/vivências diferenciadas da realidade conhecida.
A partir dessas ideias, foram entrevistadas nove pessoas residentes na Alta de Lisboa
que, provindo de contextos marginalizados, foram académicamente bem-sucedidas, para
assim compreender os seus percursos até a conclusão da licenciatura.
en
The present investigation shares information regarding successful academic
trajectories, from people raised in the called “ghetto” and from popular classes. Common
sense shows the existence of a social generalization that these individuals tend not to succeed,
in different areas, due to their territorial connections (stigma) and/ or due to their low socioeconomic conditions, meaning, they tend to reproduce exactly the same life styles, habits and
social positions of their parents. Sociology shows that, not only these contexts possess great
internal variety, as our social construction is also, but not only, produced by several external
influences to the family and residency territories, which can work as “launch pads” to new
experiences apart from the know reality.
Based on these ideas, nine people residing in Alta de Lisboa were interviewed who,
derived from marginalized contexts became academically successful, to comprehend their
pathways until the bachelor’s degree conclusion.