Título
Satisfação com a comunicação da avaliação de desempenho e perceção de justiça organizacional: contributo da liderança ética
Autor
Marcão, Ana Margarida Rodrigues Chaves Chichorro
Resumo
pt
Segundo a literatura, para aumentar o compromisso organizacional é determinante que os
trabalhadores se sintam satisfeitos com a comunicação organizacional. As pesquisas demonstram
que a qualidade e a satisfação com a comunicação da avaliação de desempenho afetam as
perceções que os trabalhadores têm em relação à sua organização, mais precisamente as quatro
dimensões de justiça organizacional. Especificamente, uma menor satisfação com a comunicação
da avaliação de desempenho leva a que os trabalhadores considerem a organização como sendo
menos justa.
As perceções de justiça organizacional, como demonstra a literatura, são fatores que vão
desde o desempenho e compromisso com as tarefas até ao comportamento de ajuda. Colquitt,
(2001) define quatro dimensões de justiça organizacional: distributiva que tem a ver com a
preocupação por parte dos trabalhadores relativamente à decisão de resultados; procedimental
preocupação por parte dos trabalhadores em atingirem resultados; interpessoal preocupação por
parte dos trabalhadores com a qualidade de tratamento que é recebido; e a justiça informacional
preocupação dos trabalhadores com a qualidade de informação fornecida durante a tomada de
decisão.
Estudos indicam que o comportamento ético de liderança gera confiança dos
trabalhadores na sua organização e perceções de justiça. Por exemplo: os trabalhadores que
percecionam o líder como sendo mais ético tendem a considerar a sua organização como sendo
mais justa.
en
According to the literature, to increase organizational commitment it is crucial that
employees feel satisfied with organizational communication. Research shows that the quality and
satisfaction with the communication of performance appraisal affect the perceptions that
employees have about their organization, more precisely the four dimensions of organizational
justice. Specifically, less satisfaction with the communication of performance appraisal leads
employees to consider the organization less fair.
The perceptions of organizational justice, as the literature demonstrates, are factors
ranging from performance and commitment to tasks to helping behavior.
Colquitt, (2001) defines four dimensions of organizational justice: distributive that has to
do with the concern on the part of the employees regarding the decision of results; procedural
concern on the part of the workers in achieving results; interpersonal concern on the part of
employees with the quality of treatment that is received; and the informational justice employees
concern with the quality of information provided during the decision-making.
Studies indicate that ethical leadership behavior generates employee’s confidence in their
organization and perceptions of justice. For example, employees who perceive the leader as
being more ethical tend to view their organization as more fair.