Título
Estilos parentais e compreensão emocional de crianças em idade pré-escolar
Autor
Sá, Vanessa
Resumo
pt
A compreensão emocional, bem como, a comunicação das emoções são competências
relevantes na idade pré-escolar, com impacto em diversas áreas do desenvolvimento. Nestas
idades, os Estilos Parentais adotados pela mãe e pelo pai podem assumir um papel central
nas experiências das crianças ao nível emocional, nomeadamente, no auto-conhecimento,
auto-regulação e no ajuste das suas interações com os outros. Neste sentido, analisou-se as
relações entre os estilos parentais e a compreensão emocional das crianças, controlando as
variáveis sociodemográficas dos pais (idade e habilitações literárias) e da criança (idade,
sexo). Partriciparam 41 crianças portuguesas, em idade pré-escolar e ambas as figuras
parentais. Foram aplicados o Teste de Compreensão Emocional (TEC) às crianças e o
Questionário de Estilos e Dimensões Parentais (QDEP) aos pais. Os resultados indicaram
que as variáveis sociodemográficas dos progenitores não se encontram associadas aos
Estilos Parentais, nem às competências emocionais das crianças. A idade das crianças está
associada a todas as Fases da Compreensão Emocional, não existindo diferenças em função
do sexo. A componente "Reconhecimento das Emoções" referente à Fase Externa da
Compreensão Emocional foi a que apresentou maior percentagem de acertos. Verificam-se
associações positivas e significativas entre o Estilo Parental Materno Autoritário e a Fase
Mental, assim como, o Estilo Parental Materno Autoritativo e a Fase Reflexiva. Foram
encontradas associações negativas e significativas entre o Estilo Parental Materno
Permissivo Materno e a Fase Mental, assim como, Estilo Parental Materno Autoritário e a
Fase Reflexiva, verificando-se o mesmo para o Estilo Parental Paterno Permissivo e a Fase
Reflexiva.
en
The emotional comprehension, as its communication, are relevant competences in preschool age, affecting diverse areas of development. At these ages, the Parental Styles
adopted by the parents can assume a central role in the child’s experiences in an emotional
level, namely in self-knowledge, self-regulation and in the adjustment of interactions with
others. In this sense, we sought to determine the extent to which the sociodemographic
variables of the parents (age and literacy) and child (age, sex) may be associated with
predictor variables (Parental Styles) and criterion (Emotional Comprehension). Thus, the
purpose of this study was to analyse the emotional comprehension of 41 portuguese
children, pre-school age, based on the hierarchical model proposed by Pons et al. (2004)
and the Parenting Styles of the mother and the father. The Test of Emotion Comprehension
(TEC) and the Parenting Styles and Dimensions Questionnaire (PSDQ) were applied in this
study. The results indicate that the sociodemographic variables of the parents are not
associated to the Parenting Styles reported by them, nor to the emotional competences of
the children. The age of the children is associated with all the phases of the Emotional
Comprehension, and there are no differences according to sex. The component "Recognition
of Emotions" related to the External Phase of Emotional Comprehension was the one that
presented the highest percentage of correct answers. However, the children in the sample
also showed competence in the "Morality" component of the Reflective Phase of the
development in terms of the comprehension of the emotion. There are positive and
significant associations between the Authoritative Maternal Parenting Style and the Mental
Phase, as well as the Maternal Parenting Style and the Reflexive Phase. Negative and
significant associations were found between the Maternal Permissive Maternal Style and
the Mental Phase, as well as the Maternal Authoritative Parenting Style and the Reflexive
Phase, with the same for the Permissive Parenting Style and the Reflexive Phase.