Teses e dissertações

Mestrado
Gestão Internacional
Título

Centralize or decentralize the decision making in a subsidiary arab companies case study

Autor
Marques, Ricardo João Dias
Resumo
pt
Os mercados emergentes têm sido um dos principais motores da nova economia globalizada. Hoje, ter uma perspectiva clara sobre a forma como alocamos e alavancamos os processos de tomada de decisão ao longo da cadeia de valor de uma organização é mais significativo do que nunca. Quando olhamos para as organizações de hoje, compreendemos o papel crítico da centralização e descentralização dos processos de decisão como um factor crucial para a competitividade nos mercados que exigem adaptação local. Assim, torna-se importante estudar o posicionamento de empresas e a sua estratégia organizacional em relação à tomada de decisão, uma vez que tem um impacto claro sobre a melhoria das estruturas subsidiárias nos mercados em que operam. Nesta dissertação, vamos apresentar não só a importância e a tipologia de diferentes subsidiárias, mas também compreender, a partir de uma pesquisa realizada no mercado emergente do Médio Oriente, como o processo de tomada de decisão é entendido na sua gestão global de subsidiárias.
en
The emergent markets have been one of the key drivers of the new globalized economy. Today, having a clear perspective on how we should leverage and allocate decision making processes throughout the value chain of an organization is more important than ever. When we look at today´s organizations, we also understand the critical role of centralization or decentralization processes as a key factor for competiveness in markets that require local adaptation. So, it becomes important to study the companies positioning and organizational strategy, regarding decision making, since it´s has a clear impact on the improvement of the subsidiaries structures in their operating markets. In this dissertation, we will present not only the importance and the typology of different subsidiaries, but also understand, from a conducted research in an emergent market like Middle East, how the decision making process is perceived in their overall subsidiaries management.

Data

14-jun-2018

Palavras-chave

Middle East
Estratégia organizacional
Decentralization
Tomada de decisão
Gestão de empresas
Cadeia de valor
Médio Oriente
Centralization
Subsidiaries
Empresa associada

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo