Teses e dissertações

Doutoramento
Gestão
Título

Essays on entrepreneurship in a geographical context

Autor
Wolf, Christian
Resumo
pt
Esta tese é um portfólio de três artigos que revelam o empreendedorismo através da lente geográfica, particularmente com foco no ecossistema empreendedor. O primeiro ensaio desenvolve um modelo teórico sobre o papel da geografia nas escolhas de crowdfunding. O modelo está incorporado numa revisão teórica da literatura sobre as tendências para a re-regionalização, ou a re-localização, num mundo globalizado. O modelo também se adequa a exemplos conhecidos de crowdfunding que possam atrair apoiantes, em todo o mundo e independentemente da geografia, desenvolvendo-se esse ramo do modelo numa discussão da literatura, acerca da busca apaixonada de interesses especiais, e também em herding, em grupos com interesses especiais. O segundo ensaio explora o crowdfunding no contexto da África subsaariana, especialmente as oportunidades e os desafios deste. O microfinanciamento, que tradicionalmente desempenhou um papel importante no desenvolvimento empresarial africano, é complementado com as oportunidades oferecidas pelo crowdfunding. É dada especial ênfase aos aspectos culturais em torno do mesmo, ligando este fenómeno relativamente novo a tradições culturais africanas de longa data, como harambee na cultura queniana. As tendências contínuas em torno do crowdfunding são identificadas, como o aumento dos pagamentos móveis, destacando o potencial de crowdfunding na África subsaariana. O terceiro ensaio analisa o modelo de aceleração transnacional. Os programas aceleradores transnacionais são uma forma particular de aceleração, oferecendo às startups acesso rápido a diferentes localizações geográficas. Com foco no empreendedorismo e inovação, este estudo explora o caso de Building Global Innovators, que é um acelerador transnacional baseado em Portugal e Massachusetts, e que foi propositadamente selecionado para este estudo. O estudo explora a extensão dos recursos financeiros que o programa acelerador transnacional consome em termos de suas despesas operacionais no contexto do desempenho geral do programa acelerador transnacional. Aplicando pesquisa qualitativa, este ensaio também explora o valor central que um acelerador transnacional fornece às startups.
en
This thesis is a portfolio of three papers illuminating entrepreneurship through a geographical lens, particularly focusing on the entrepreneurial ecosystem, The first essay develops a theoretical model on the role of geography in crowdfunding preferences. The model is embedded in a theoretical review of literature on trends towards re-regionalization, or re-localization, in a globalized world. The model also accommodates for prominent examples of crowdfunding that attracted supporters irrespective of geography, developing that branch of the model on a discussion of literature on the passionate pursuit of special interests and herding within special interest groups globally. The second essay explores crowdfunding in the context of sub-Saharan Africa, especially the opportunities and challenges of crowdfunding. Microfinance, which has traditionally played an important role in African entrepreneurial development, is complemented with the opportunities provided by crowdfunding. Particular emphasis is given to cultural aspects surrounding crowdfunding, linking this relatively new phenomenon to longstanding African cultural traditions, such as harambee in Kenyan culture. Ongoing trends surrounding crowdfunding are identified, such as the rise of mobile payments, highlighting the potential of crowdfunding in sub-Saharan Africa. The third essay explores transnational acceleration. Transnational accelerator programs are a particular form of acceleration, offering startups fast-track access to different geographical locations. Focusing on innovation-driven entrepreneurship, this study explores the purposefully selected case of Building Global Innovators, which is a transnational accelerator based jointly in Portugal and Massachusetts. This study explores the extent of financial resources that the transnational accelerator program consumes in terms of its operating expenses in the context of the overall performance of the transnational accelerator program. Applying qualitative research, it this essay also explores the core value-added that a transnational accelerator provides to the startups it hosts.

Data

15-fev-2019

Palavras-chave

gestão estratégica
Entrepreneurship
Empreendedorismo
Start-Up
Crowdfunding
Geography
Entrepreneurial ecosystem
Entrepreneurial acceleration
Geografia

Acesso

Acesso livre

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