Título
Essays on entrepreneurship in a geographical context
Autor
Wolf, Christian
Resumo
pt
Esta tese é um portfólio de três artigos que revelam o empreendedorismo através da
lente geográfica, particularmente com foco no ecossistema empreendedor.
O primeiro ensaio desenvolve um modelo teórico sobre o papel da geografia nas
escolhas de crowdfunding. O modelo está incorporado numa revisão teórica da literatura
sobre as tendências para a re-regionalização, ou a re-localização, num mundo
globalizado. O modelo também se adequa a exemplos conhecidos de crowdfunding que
possam atrair apoiantes, em todo o mundo e independentemente da geografia,
desenvolvendo-se esse ramo do modelo numa discussão da literatura, acerca da busca
apaixonada de interesses especiais, e também em herding, em grupos com interesses
especiais.
O segundo ensaio explora o crowdfunding no contexto da África subsaariana,
especialmente as oportunidades e os desafios deste. O microfinanciamento, que
tradicionalmente desempenhou um papel importante no desenvolvimento empresarial
africano, é complementado com as oportunidades oferecidas pelo crowdfunding. É dada
especial ênfase aos aspectos culturais em torno do mesmo, ligando este fenómeno
relativamente novo a tradições culturais africanas de longa data, como harambee na
cultura queniana. As tendências contínuas em torno do crowdfunding são identificadas,
como o aumento dos pagamentos móveis, destacando o potencial de crowdfunding na
África subsaariana.
O terceiro ensaio analisa o modelo de aceleração transnacional. Os programas
aceleradores transnacionais são uma forma particular de aceleração, oferecendo às
startups acesso rápido a diferentes localizações geográficas. Com foco no
empreendedorismo e inovação, este estudo explora o caso de Building Global Innovators, que é um acelerador transnacional baseado em Portugal e Massachusetts, e
que foi propositadamente selecionado para este estudo. O estudo explora a extensão dos
recursos financeiros que o programa acelerador transnacional consome em termos de
suas despesas operacionais no contexto do desempenho geral do programa acelerador
transnacional. Aplicando pesquisa qualitativa, este ensaio também explora o valor
central que um acelerador transnacional fornece às startups.
en
This thesis is a portfolio of three papers illuminating entrepreneurship through a
geographical lens, particularly focusing on the entrepreneurial ecosystem,
The first essay develops a theoretical model on the role of geography in crowdfunding
preferences. The model is embedded in a theoretical review of literature on trends
towards re-regionalization, or re-localization, in a globalized world. The model also
accommodates for prominent examples of crowdfunding that attracted supporters
irrespective of geography, developing that branch of the model on a discussion of
literature on the passionate pursuit of special interests and herding within special interest
groups globally.
The second essay explores crowdfunding in the context of sub-Saharan Africa,
especially the opportunities and challenges of crowdfunding. Microfinance, which has
traditionally played an important role in African entrepreneurial development, is
complemented with the opportunities provided by crowdfunding. Particular emphasis is
given to cultural aspects surrounding crowdfunding, linking this relatively new
phenomenon to longstanding African cultural traditions, such as harambee in Kenyan
culture. Ongoing trends surrounding crowdfunding are identified, such as the rise of
mobile payments, highlighting the potential of crowdfunding in sub-Saharan Africa.
The third essay explores transnational acceleration. Transnational accelerator programs
are a particular form of acceleration, offering startups fast-track access to different
geographical locations. Focusing on innovation-driven entrepreneurship, this study
explores the purposefully selected case of Building Global Innovators, which is a
transnational accelerator based jointly in Portugal and Massachusetts. This study
explores the extent of financial resources that the transnational accelerator program consumes in terms of its operating expenses in the context of the overall performance of
the transnational accelerator program. Applying qualitative research, it this essay also
explores the core value-added that a transnational accelerator provides to the startups it
hosts.