Título
Rural tourism: what is the influence of SPA as a decision factor in the accommodation choice?
Autor
Almeida, Ana Cristina Alves de
Resumo
pt
O objetivo deste estudo é analisar a influência do spa como fator de decisão na escolha do
alojamento de turismo em espaço rural. Foi aplicado um questionário numa amostra final de 342
pessoas que frequentaram um espaço de turismo rural pelo menos uma vez uma vez na vida. Os
resultados revelaram que turistas mais velhos tendem a viajar com o seu companheiro(a) ou
família, enquanto os turistas mais novos tipicamente viajam com amigos. Quando viajam com a
família, os turistas procuram passar tempo com ela. Por outro lado, o estudo revela que quando
os turistas viajam sem crianças, “escapar à rotina”, “natureza” e “novas experiências” e “paz e
sossego” são as suas principais motivações. Uma análise de cluster revelou dois grupos distintos
com base nas preferências em relação ao spa e às características do alojamento mais valorizadas,
o que resultou nos segmentos “Low Spa Preferences and Features” e o segmento “High Spa
Preferences and Features”. Este último segmento procura uma experiencia completa, com
atividades dentro e fora do alojamento, características relativas à qualidade e ao design do
alojamento, bem como o spa para relaxar. Concluiu-se ainda que para este segmento, o spa é um
fator decisivo na sua escolha de um alojamento de turismo em espaço rural. No sentido de
desenvolver uma análise mais detalhada do seu perfil, entrevistas individuais e in-depth deverão
ser endereçadas em futuros estudos.
en
The purpose of this study is to analyse the influence of the spa as a decision factor in the
rural tourism accommodation choice. A survey was administered on a final sample of 342
respondents that attended a rural tourism site at least once in their lives. The results revealed that
older tourists usually travel with their partner and family while younger tourists usually travel
with their friends. When travelling with their family, tourists are looking to spend time with
them. On the other hand, findings also reveal that when travelling without children, “escape from
daily routine”, “nature” and “new experiences” and “peace and quiet” are the main motivations
for tourists. A cluster analysis revealed distinct groups based on their spa preferences and most
valued accommodation features, resulting in the “Low Spa Preferences and Features” and the
“High Spa Preferences and Features” segments. This second segment is looking for a full
experience including: activities, quality and design features and relaxing at the spa. It was
concluded that for this tourist-segment, the spa is a decisive factor for the accommodation
choice. In order to further develop and detailed understanding of this tourist profile, future
research should focus on in-depth one-to-one interviews.