Título
Communication plan of Sonae Sierra´s gift card surprise
Autor
Ferreira, Ana Luísa Costa
Resumo
pt
O propósito desta tese de mestrado consistiu no desenvolvimento de um Plano de
Comunicação para o Cartão Presente Surprise, um produto que brevemente será lançado pela
empresa Sonae Sierra.
Na sequência de uma profunda análise das vendas do negócio dos Cheques-Prenda (B2B e
B2C), a empresa considerou necessário proceder à substituição do atual cheque-prenda para o
formato cartão e, neste momento encontra-se em desenvolvimento o futuro Cartão Presente
Surprise (modelo B2C).
No que diz respeito ao produto Surprise, o mesmo depara-se com um problema de
sazonalidade, além de que o seu grau notoriedade no mercado é muito baixo,
comparativamente com outros concorrentes.
Perante esta situação, o presente plano de comunicação terá dois principais objetivos:
aumentar o reconhecimento da marca e aumentar a intenção de compra da marca por parte da
audiência alvo.
Para suportar o plano foi necessário proceder a uma profunda análise do ambiente externo e
interno ao produto Surprise, utilizando dados primários e secundários, que permitiram chegar
a um conjunto de perceções (insights) e conclusões.
Deste modo, o plano de comunicação elaborado para o Cartão Presente Surprise durante um
ano, consistiu numa diversificação de ações promocionais e ativações de marca, bem como na
combinação das diferentes ferramentas de comunicação de forma a criar um plano integrado e
eficaz, tendo em conta os objetivos propostos.
en
The purpose of this master's thesis was the development of a Communication Plan for the
Surprise Gift Card, a product that will soon be launched by the Sonae Sierra Company.
After a thorough evaluation of the financial trends of the Gift Vouchers sales (B2B and B2C),
the company found that it was necessary to replace the current voucher for the card format
and, at this moment, it is in development the future Surprise Gift Card (B2C model).
With respect to the product Surprise, it is facing a problem of seasonality and its degree of
notoriety in the market is very low compared with other competitors.
Given this situation, this present communication plan will have two main objectives: to
enhance brand awareness and increase purchase intention of the brand in the target audience.
To support the plan it was necessary to conduct a profound analysis of the external and
internal environment to the product Surprise, using primary and secondary data, which
allowed reaching a set of insights and conclusions.
Therefore, the Surprise Gift Card communication plan drawn up for one year, consisted of a
large range of promotional activities and brand activations, as well as, in combining different
communication tools in order to create an integrated and effective plan, taking into account
the proposed goals.