Título
Avaliação do grau de competitividade das PMEs: uma abordagem multicritério
Autor
Gonçalves, Joana Marques
Resumo
pt
As pequenas e médias empresas (PMEs) têm vindo a ganhar importância nos
mercados nacionais e internacionais, não só pelo contributo que têm no
desenvolvimento das economias locais e nacionais, mas também pelos
desafios que enfrentam ao competir com empresas multinacionais. A
presente dissertação pretende desenvolver um modelo de avaliação da competitividade das
PMEs, assente numa base epistemológica construtivista e fazendo uso de técnicas de
mapeamento cognitivo e da abordagem Measuring Attactiveness by a Categorical-Based
Evaluation Technique (MACBETH). Para o efeito, foram desenvolvidas sessões de
trabalho presenciais com um painel de empreendedores e gestores seniores que enfrentam
diariamente o desafio da competitividade das PMEs. O sistema desenvolvido foi testado e
validado pelos membros do painel e os resultados alcançados reforçam, entre outros pontos,
a importância da inovação e da dimensão humana na obtenção de vantagem competitiva.
Verificou-se também que a abordagem metodológica seguida pode ser crucial para o
desenvolvimento de sistemas de avaliação de performance das PMEs que incluam
diferentes pontos de vistas e abordagens subjetivas no processo de apoio à tomada de
decisão. Vantagens, limitações e implicações práticas do sistema desenvolvido serão
também objeto de análise e discussão.
en
Small- and medium-sized enterprises (SMEs) have become increasingly
important in national and international markets because they contribute to
the development of local and national economies. SMEs often face serious
challenges when competing with multinational companies. This study
sought to develop a method for assessing SMEs’ competitiveness based on a constructivist
epistemology, which makes an integrated use of cognitive mapping and the measuring
attractiveness by a categorical-based evaluation technique (MACBETH). To this end, faceto-face sessions were conducted with a panel of entrepreneurs and senior managers who
deal with the challenges of maintaining SME competitiveness every day. The proposed
assessment system was tested and validated by the panel members. The results emphasize,
among other points, the importance of innovation and the human dimension to gaining
competitive advantages. The proposed method can be valuable to researchers seeking to
develop mechanisms for evaluating SMEs’ entrepreneurial performance and include
sensemaking in organizational decision-making processes. The advantages, limitations and
managerial implications of the proposed system are also analyzed and discussed