Título
Physical rehabilitation based on kinect serious games: ThG therapy game
Autor
Ferreira, Diogo Veiga
Resumo
pt
Esta tese apresenta uma plataforma de jogo séria desenvolvida usando o motor de jogo
Unity 3D juntamente com o sensor Kinect V2 como uma interface natural de utilizador.
O objetivo deste trabalho foi fornecer uma ferramenta para avaliação objetiva dos movimentos dos pacientes durante as sessões de fisioterapia, bem como uma maneira agradá-
vel que possa aumentar o envolvimento do paciente nos treinos de reabilitação motora.
A plataforma desenvolvida baseada no sensor Kinect V2 deteta o movimento 3D de diferentes articulações do corpo e fornece capacidade de armazenamento de dados em uma
base de dados remota. A plataforma que gere só dados do paciente durante o processo de
fisioterapia inclui dados biométricos, alguns dados relevantes para fisioterapeuta relacionados com o historial clínico do paciente, pontuações durante o treino e valores de métricas, como a distância entre os pés durante o jogo, o uso do pé esquerdo e direito, frequência e tempo de execução do movimento associado à mecânica do jogo. A tese apresenta
a descrição das tecnologias e técnicas utilizadas para o desenvolvimento da plataforma, e
alguns resultados relacionados com o uso da plataforma.
en
This thesis presents a serious game platform developed using Unity 3D game Engine and
Kinect V2 sensor as a natural user interface. The aim of this work was to provide a tool
for objective evaluation of patients’ movements during physiotherapy sessions as well as
a pleasant way that may increase patient engagement on training motor rehabilitation
exercises.
The developed platform based on Kinect V2 sensor detects 3D motion of different body
joints and provides data storage capability in a remote database. The platform for patient’s
data management during physiotherapy process includes biometric data, some data
relevant for physiotherapist related to patient’s clinical history, obtained scores during
serious game based training and values of metrics such as the distance between feet during
a game, left and right feet usage frequency and execution time for imposed movement
associated with game mechanics. A description of technologies and techniques used for
development of the platform and some results related to usability of the platform are
presented in this thesis.