Título
A confidencialidade na prática profissional d@ assistente social: Do princípio à operacionalização
Autor
Almeida, Nádia Tatiana Sequeira de
Resumo
pt
A investigação que aqui se expõe assume como desígnio a compreensão da forma como os/as assistentes sociais gerem a informação que lhes é transmitida pelas pessoas em contexto de atendimento social, nomeadamente, quando se verifica a existência de um trabalho de articulação interpares, quer este seja numa dimensão interna como externa à instituição onde estes profissionais se inserem, o qual implica, inevitavelmente, a partilha de informação. Tal remete para a análise do conceito de confidencialidade, explanado no código de ética, passível de ser associado aos aspetos comunicacionais da relação profissional que se estabelece entre a pessoa e o/a assistente social. No que concerne à metodologia, esta é uma investigação qualitativa que utiliza como técnicas de recolha de dados a observação participante em cinco instituições, no período de uma semana em cada uma, e a entrevista semiestruturada a seis assistentes sociais. Pretendeu-se verificar os pontos convergentes e divergentes, quanto à temática em questão, entre o quotidiano profissional observado e o discurso proferido pelos/as assistentes sociais aquando da entrevista. Constatou-se que, apesar persistirem diferenças nos procedimentos institucionais e nas atuações dos/as assistentes sociais, a confidencialidade é um princípio que tem vindo a merecer atenção por parte destes dois elementos. Ainda assim, considera-se pertinente a procura pelo aprofundamento teórico deste conceito, principalmente, nos planos curriculares e a criação de espaços de reflexão e de suporte onde os profissionais tenham a oportunidade de expor livremente as suas dúvidas e obter respostas às mesmas tendo em vista a melhoria das suas práticas.
en
This piece of research aims to understand how social workers deal with the information users share with them in face-to-face relations, particularly when inter professional work is at stake, both in an internal and external institutional level, which leads to practices of information-sharing. Such work recalls the analysis of the concept of confidentiality, explained at the Code of Ethics, which can be linked to the communicational dimensions of the professional relation established between the individual and the social worker. In terms of methodology, this research is a qualitative study developed using participative observations (five institutions, one week of observation in each) and semi-structured interviews with six social workers. The analysis focused on the comparison between the daily activities observation and the discourses presented regarding confidentiality. The main findings are that, though the differences between institutions and professionals, the issue of confidentiality is regarded as a principle worth paying attention to. Nonetheless, further theoretical deepening of the concept should be endeavoured, mainly, in training programmes and the creation of reflective communities of support in which professionals get the chance to expose doubts and get answers for practice betterment.