Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Empresas
Título

Comercialização de produtos de cosmética: reinvenção do modelo de negócio

Autor
Duarte, Mário Augusto Roque
Resumo
pt
A presente tese de mestrado é um projeto-empresa em cooperação com a "Newcosme", uma empresa de retalho no sector dos cosméticos, cujo core business é o comércio B2B para profissionais de beleza, localizada em Lisboa e cujo volume de negócios tem vindo a decrescer sucessivamente nos últimos anos. A investigação está centrada na reinvenção do modelo de negócios da empresa através da determinação, do ponto de vista do mercado, dos fatores críticos de sucesso em que o sector compete; da avaliação das seis opções estratégicas que levam à criação de "Oceanos Azuis" e, posteriormente, a definição de uma estratégia focada e divergente dos competidores. Finalmente, a nova estratégia dará origem ao modelo de negócios inovador através da sua representação no CANVAS. O novo modelo de negócios surge como um conceito bastante diferente, caracterizado por estratégias simultaneamente de baixo custo e de diferenciação, através da oferta de fontes de valor totalmente novas e redução de aspectos que foram sobrevalorizados pela empresa, perspectivando-se que possa contribuir para um aumento sustentado das receitas da "Newcosme", se bem implementado.
en
The present master thesis is a project-company in cooperation with Newcosme, a retail company in the cosmetics sector, whose core business is B2B commerce to beauty professionals, located in Lisbon and whose turnover has been decreasing successively in the last years. The research is centered on reinventing the company's business model by determining, from the market point of view, the critical success factors in the sector, evaluating the six strategic options that lead to the creation of Blue Oceans and, subsequently, a strategy both focused and divergent from the competitors has been defined. Finally, the new strategy became the innovative business model through its representation in CANVAS. The new business model emerged as a strongly different concept, characterized by both low cost and differentiation strategies, trough the offer of entirely new value sources and the reduction of aspects that were overvalued by the company, with the prospect of contributing to a Newcosme revenue growth, if carefully implemented.

Data

23-fev-2018

Palavras-chave

Portugal
Business model
Cosmetics
Comércio
Modelos de negócio
Gestão de empresas
Blue Ocean Strategy
Estratégias de comercialização
Indústria cosmética

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo